Página inicial
Ligação ao sítio na internet do Ecomuseu
fechar arquivo notícias
Moinhos Abertos
27.03.2019
Moinhos Abertos 2019

O Município do Seixal irá associar-se à iniciativa Moinhos Abertos, que terá lugar nas diversas regiões do País, de 5 a 7 de abril, dia em que se assinala o Dia Nacional dos Moinhos.

Entre as iniciativas previstas, destacamos a realização de visitas acompanhadas ao Núcleo do Moinho de Maré de Corroios sob o tema À Descoberta de um Moinho, as quais têm lugar nos dias 5 de abril e na tarde de dia 7 de abril, prevendo-se neste dia a atuação dos Tocá Rufar.

No dia 6 de abril, será realizada a visita temática “O Mosteiro do Carmo e Corroios: memória e património de Nuno Álvares Pereira no Seixal”, que inclui deslocação ao Museu Arqueológico do Carmo, ao Panteão Nacional e ao Moinho de Maré de Corroios.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

Sexta-feira, dia 5 de abril, das 10 às 12 e das 14 às 16 horas - Público escolar e outros grupos organizados | Sábado, dia 6 de abril, das 9.30 às 16.30 horas - Público em geral | Domingo, 7 de abril, das 15 às 17 horas, no Moinho de Maré de Corroios e sexta-feira, dia 5 de abril, das 10 às 12 e das 14 às 16 horas - Público em geral

21.06.2018
Jornadas de Arquitetura e Paisagem

Têm lugar em Santander, no Colegio de Arquitectos, de 21 a 23 de junho próximos, as jornadas «Arquitectura y Paisaje», promovidas pela Tajamar – Associación para la Conservación de la Arquitectura Tradicional.

Este ano, o tema de reflexão proposto centra-se na arquitetura tradicional e respetivas paisagens e pretende debater o significado dos processos de conservação, restauro e renovação da arquitetura vernácula. Para tal, o encontro prevê a apresentação de diversas conferências e integra uma visita a diversos elementos representativos do património arquitetónico vernáculo da região de Trasmiera, na Cantábria (Espanha).

Para mais informações e inscrições, consultar o site litoralatlantico.blogspot.com.

 

Ação de formação no «Ensino Experimental de Ciências Marinhas»
22.06.2018
Ação de formação no «Ensino Experimental de Ciências Marinhas»

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Vila do Conde e o CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental irão realizar uma ação de formação de Professores, na área do Ensino Experimental de Ciências Marinhas.

A ação de formação decorrerá no CMIA de Vila do Conde e está estruturada em 5 módulos com temas diferentes.

Calendarização:
Módulo 1 - Saúde Ambiental: 29 de junho;
Módulo 2 - Biodiversidade Marinha: 30 de junho;
Módulo 3 – Microplásticos: 14 de julho;
Módulo 4 – Biotecnologia: 20 de julho;
Módulo 5 – Aquacultura: 21 de julho.

A frequência de módulos isolados constitui uma Ação de Curta Duração de cinco horas, certificada pelo Centro de Formação da Ordem dos Biólogos. A frequência dos cinco módulos constitui uma ação de formação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua (25h/1 Crédito).

O preço de cada módulo é de 25 euros (Geral) ou 20 para membros da Ordem dos Biólogos. O pacote de 5 módulos tem o preço de 105 euros (Geral) ou 80 para membros da Ordem dos Biólogos.

Inscrições - goo.gl/4ct6nT

Mais informações: cmia@cm-viladoconde.pt

22.06.2018
Cursos sobre energias renováveis

O MaRINET2 é um projeto financiado pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia sob coordenação do Centro MaREI (Marine and Renewable Energy Ireland) da University College Cork, o qual pretende acelerar o desenvolvimento das tecnologias de energia renovável offshore ao providenciar o acesso sem custos a uma rede de 57 instalações de investigação existentes na Europa.

No âmbito deste projeto, serão realizados nos próximos 3 anos 10 cursos de curta duração em energias renováveis direcionados para investigadores em início de carreira, estudantes de pós-graduação e profissionais da indústria e do setor privado.

O WavEC coordena a organização dos referidos cursos lecionados por parceiros do projeto MaRINET2, em que se incluem as temáticas da energia das ondas, ventos e marés, sendo a inscrição gratuita e havendo financiamento disponível para assegurar a participação de estudantes e investigadores em início de carreira.

Para mais informações, consultar o site marinet2.eu/training/shortcourses/

08.06.2018
Atividade e Visita Temáticas: Seixal – O Património do Oceano

Na sequência da conferência sobre «Ambiente e Desenvolvimento», realizada em 1992 no Rio de Janeiro, o dia 8 de junho viria a ser designado pela Organização das Nações Unidas como o Dia Mundial dos Oceanos.

Esta data constitui uma oportunidade para refletir, mudar perspetivas, adotar medidas e celebrar a importância dos oceanos para a vida na Terra.

Um oceano saudável é fundamental à nossa sobrevivência em múltiplos aspetos, incluindo a alimentação, a regulação climática do planeta, a preservação das espécies e da biosfera.

Sendo o Seixal um concelho ribeirinho do estuário do Tejo, a proximidade ao oceano é uma marca distintiva não só da sua paisagem e ambiente, mas também do património cultural, material e imaterial, que chegou aos nossos dias.

Assinalando a efeméride e aliando a vertente ambiental e a cultural, o Município do Seixal, a SIMARSUL – Saneamento da Península de Setúbal, S.A. e os Escuteiros Marítimos do Seixal propõem um conjunto de atividades no dia 9 de junho, todas elas de participação gratuita, com o seguinte programa:
- 10 às 12.30 horas – Ação limpeza de praia na Ponta dos Corvos (*);
- 14.30 às 15.30 horas – Visita ao Moinho de Maré de Corroios, núcleo do Ecomuseu Municipal do Seixal (**);
- 15.45 às 19 horas – Passeio pedestre à Ponta dos Corvos e visita guiada ao património ambiental e cultural existente no concelho associado aos oceanos (antigos moinhos de maré, secas de bacalhau, estaleiros de construção naval, ostreicultura, cais e embarcadouros, embarcações tradicionais…) (**).

(*) Atividade gratuita, mas de inscrição obrigatória através do e-mail da SIMARSUL:
p.resende@adp.pt ou do telefone 932 569 519.

(**) Atividades gratuitas, mas de inscrição obrigatória através do e-mail do Ecomuseu Municipal do Seixal: ecomuseu.se@cm-seixal.pt ou do telefone 21 0976112.

Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas
09.05.2018
Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas

O Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas é atribuído anualmente a um projeto original elaborado em contexto escolar por alunos do 3. ciclo ou do ensino secundário que registem em filme a importância do Oceano para a vida humana.
As escolas premiadas recebem um montante que pode ascender a cinco mil euros.

As inscrições das equipas participantes terá que ser feita até ao dia 16 de maio e o prazo de entrega dos filmes a concurso decorre até 18 de maio.

O biólogo e investigador Mário Ruivo, falecido em 2017, foi autor de diversos estudos nos domínios da Oceanografia, Governação e Cooperação em Assuntos do Oceano, tendo desempenhado diversos cargos dirigentes em organizações internacionais. Foi ainda Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Para mais informações sobre este prémio que pretende homenagear Mário Ruivo, consultar premiomarioruivo.pt.

Conferência «O Mar no Século XX: globalização, ciência, redes e património»
09.05.2018
Conferência «O Mar no Século XX: globalização, ciência, redes e património»

Decorre até ao próximo dia 31 de maio uma chamada de comunicações a apresentar na conferência « Mar no Século XX: globalização, ciência, redes e património», a qual terá lugar nos dias 6 e 7 de dezembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Para mais informações, consulte o programa.

02.04.2018
Seixal assinala Dia Nacional dos Moinhos 2018

A 7 de abril é assinalado o Dia Nacional dos Moinhos e o município do Seixal associa-se à iniciativa Moinhos Abertos, que a Rede Portuguesa de Moinhos dinamiza em diversas regiões do país.

De 3 a 6 de abril, em vários horários, e no dia 7 de abril, das 15 às 17 horas, serão realizadas diversas visitas acompanhadas ao Moinho de Maré de Corroios sob o tema «À Descoberta de Um Moinho».

A visita do dia 7 de abril conta ainda com a apresentação de um momento musical pelo Grupo Coral e Instrumental Moinho de Maré.

As inscrições para esta iniciativa são gratuitas, embora obrigatórias, através de contacto com o Ecomuseu Municipal do Seixal pelo telefone 210 976 112 ou pelo email ecomuseu.se@cm-seixal.pt.

Oficina de Observação de Aves dia 3 de fevereiro
29.01.2018
Oficina de Observação de Aves dia 3 de fevereiro

O Dia Internacional das Zonas Húmidas, que se celebra a 2 de fevereiro, é assinalado no Seixal com uma Oficina de Observação de Aves, que terá lugar, no dia 3, sábado, entre as 10 e as 12.30 horas, no Núcleo do Moinho de Maré de Corroios.

A iniciativa contribui para a valorização do sapal de Corroios, um dos mais importantes espaços naturais protegidos do concelho, de grande diversidade ornitológica, o que lhe confere relevante importância biológica e ecológica.

A oficina realça ainda a biodiversidade que o sapal conserva e a relação estabelecida com o património edificado aí existente, em particular o Moinho de Maré de Corroios, através da realização de uma visita guiada a esse monumento.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias através do contacto 210 976 112 ou pelo email: ecomuseu.se@cm-seixal.pt.

A Oficina de Observação de Aves resulta de uma parceria com a SIMARSUL - Saneamento da Península de Setúbal, S.A., a SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e o projeto Biodiversity4All.

Seminário WavEC 2017
30.11.2017
Seminário WavEC 2017 dia 12 de dezembro

O WavEC Offshore Renewables está a organizar o seu seminário anual de 2017, que terá lugar na manhã do dia 12 de dezembro, na Gare Marítima Rocha Conde de Óbidos, em Lisboa.

Este ano a temática do encontro incide sobre o relevante papel que as infraestruturas de teste e demonstração em terra e no mar têm para atrair projetos para Portugal, os quais permitem desenvolver uma cadeia de valor nacional no âmbito das atividades de I&D, abrangendo igualmente os serviços e a indústria.
A discussão deste tema é particularmente importante e oportuna, dada a preparação de uma candidatura ao ESFRI (European Strategy Forum on Research Infrastructures) para criar uma rede de infraestruturas no setor das energias renováveis marinhas, atualmente em desenvolvimento no âmbito de um projeto europeu em que o WavEC participa, o MARINERG-i, um consórcio constituído por parceiros da Irlanda, Reino Unido, França, Espanha, Portugal, Dinamarca, Suécia, Noruega, Países Baixos, Alemanha, Bélgica e Itália.

O Seminário, que se realiza na manhã do dia 12 de dezembro, estará, por isso, articulado com a realização de uma sessão organizada no âmbito do projeto MARINERG-i para identificar, com um conjunto de atores relevantes, as possíveis infraestruturas nacionais candidatas a integrarem a infraestrutura ESFRI. Esta sessão será realizada na tarde desse mesmo dia, sendo o seu acesso fechado ao público.

Dado que as infraestruturas de teste e demonstração têm em geral uma abrangência temática grande, o seminário abordará dois setores distintos, ainda que com pontos de contacto importantes, quer a nível das infraestruturas de teste, quer a nível da cadeia de valor e tecnologia que parcialmente partilham: as energias renováveis offshore e a aquicultura offshore.

Para mais informações e inscrições disponíveis em wavec.org/eventos/seminario_wavec_2017.

Moinhos e Moagens do Sul de Portugal
17.11.2017
Moinhos e Moagens do Sul de Portugal

Terá lugar no próximo dia 17 de Novembro, no Museu da Farinha S. Domingos, em Santiago do Cacém, o V Encontro da Rede de Museus Rurais do Sul sob o tema «Moinhos e Moagens do Sul de Portugal».

As inscrições devem ser enviadas até ao próximo dia 11 de Novembro para a organização, através dos seguintes contactos: museudafarinha@gmail.com ou museururalidade@gmail.com.

Conheça ainda o programa.

Visita temática «O Seixal à luz do foral: um território pelo Tejo banhado»
28.09.2017
Visita temática «O Seixal à luz do foral: um território pelo Tejo banhado»


No próximo sábado, dia 30 de Setembro, a partir das 14H30, terá lugar, no Núcleo do Moinho de Maré de Corroios do Ecomuseu Municipal do Seixal, a visita temática “O Seixal à luz do foral: um território pelo Tejo banhado”.

Esta atividade visa assinalar o Dia Nacional da Água, que se celebra a 1 de Outubro, promovendo uma visita guiada a algum do património municipal associado a este recurso, que assumiu uma importância fundamental ao longo dos séculos no âmbito não só do abastecimento, mas também como meio de transporte e de produção de energia.

Assim, além da visita ao Núcleo do Moinho de Maré de Corroios e à exposição temporária “Território, economia e administração: o Seixal no Foral de Almada de 1513”, a atividade inclui ainda um percurso pedestre à Ponta dos Corvos, onde se conservam diversos vestígios da associação do território ao rio Tejo, aliando a visita ao património edificado concelhio à exploração do património natural existente no Sapal de Corroios.

Local: Núcleo do Moinho de Maré de Corroios
Horário: 14.30/19 horas
Inscrições: gratuitas, mas obrigatórias através do contacto 210 976 112 ou do email: ecomuseu.se@cm-seixal.pt.

Arqueologia e História dos Engenhos Coloniais
09.06.2017
Arqueologia e História dos Engenhos Coloniais no Estuário do Amazonas

O Núcleo do Moinho de Maré de Corroios recebe, no dia 14 de junho, pelas 17 horas, a palestra Arqueologia e História dos Engenhos Coloniais no Estuário do Amazonas, que será apresentada por Fernando Marques, investigador do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Uma oportunidade única para conhecer os resultados do trabalho de investigação desenvolvido no Brasil sobre a instalação e funcionamento de engenhos movidos pelas marés utilizados no processo de produção do açúcar.

Em simultâneo, permite refletir sobre os vestígios materiais subsistentes, a respetiva patrimonialização por parte das populações atuais e ainda sobre o trabalho desenvolvido neste domínio por esta instituição museológica centenária, fundada em Belém do Pará, no Brasil, em 1866.

A entrada é livre.

Direitos da imagem:
in Conselho Federal de Cultura, Viagem Filosófica pelas Capitanias do Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá. Iconografia: Vol. I, Rio de Janeiro, Editora Monumento S/A, São Paulo e Artes Gráficas Gomes de Souza, 1971.

I Jornadas de Patrimonio Industrial Hidráulico de Valle del Tajuña
09.06.2017
I Jornadas de Patrimonio Industrial Hidráulico del Valle del Tajuña

Têm lugar a 9 e 10 de Junho próximos, em Morata de Tajuña (Madrid), as I Jornadas de Patrimonio Industrial Hidráulico del Valle del Tajuña, sob organização do Ayuntamiento de Morata de Tajuña, da Asociación de Conservación y Estudio de los Molinos (ACEM) e da Escuela de Arquitectura de la Universidad de Alcalá. O encontro pretende contribuir para a valorização do património molinológico da região, potenciando a sua reabilitação e fruição.

+ informações: https://jornadaspatrimoniotajuna.wordpress.com/i-jornadas/

Moinho de Maré de Corroios
12.04.2017
Moinho de Maré de Corroios acolhe iniciativa no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Terá lugar no próximo dia 18 de abril de 2017, no Núcleo do Moinho de Maré de Corroios do Ecomuseu Municipal do Seixal, entre as 9.30 e as 12.30 horas, o encontro «Valorização do Património Cultural do Seixal e Turismo Sustentável», no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2017.

Esta iniciativa municipal é preparada e dinamizada pelo Ecomuseu e pelo Gabinete de Desenvolvimento Económico e Turismo, dirigindo-se especialmente a autarcas, técnicos dos sectores de planeamento, património e turismo, operadores turísticos e ativistas em associações culturais, sendo aberta à participação de todas as pessoas envolvidas na problemática ou interessadas no tema.

Os oradores convidados e as suas apresentações serão o Engenheiro Jorge Humberto, Director do Departamento Operacional da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa - Turismo e Património. 3 Perguntas, um Poema e uma Evidência - e o Prof. Doutor António Camões Gouveia, CHAM-FCSH/NOVA-UAc; CEHR-UCP - Que cultura, que turismo? Possibilidades e limites.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, comemorado a 18 de Abril, foi instituído pela UNESCO a partir da iniciativa do ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios) para sensibilizar o maior número possível de pessoas para a necessidade de proteção e de valorização do património, reconhecendo a sua diversidade e também a sua vulnerabilidade. Em 2017, o tema proposto pelo ICOMOS para esta comemoração - Património Cultural e Turismo Sustentável – liga-se à definição das Nações Unidas do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, no contexto da Agenda de 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável aprovados pela Assembleia Geral da ONU em 2015.

Moinho de Maré de Corroios
30.03.2017
Dia Nacional dos Moinhos e Fim de Semana dos Moinhos Abertos

De forma a assinalar o Dia Nacional dos Moinhos, que se celebra a 7 de abril, e o Fim de Semana dos Moinhos Abertos, que decorre a 8 e 9 de abril, o Ecomuseu Municipal do Seixal vai realizar diversas iniciativas nestas datas.

O objetivo é sensibilizar a população para o valor patrimonial dos moinhos tradicionais e, ao mesmo tempo, assumir o papel dos moinhos enquanto espaços de encontro no seio das comunidades.

Assim, vão realizar-se visitas guiadas ao Moinho de Maré de Corroios e ainda o espetáculo Canto Maior pelo Conselho Local para o Desenvolvimento do Miratejo.
A participação nas iniciativas é gratuita, mas requer inscrição através do telefone 210 976 112 ou do email ecomuseu.se@cm-seixal.pt.

Programa

Dia Nacional dos Moinhos
Dia 7 de abril, sexta-feira
Das 10 às 12 horas ou 14.30 às 16.30 horas
Visita acompanhada À Descoberta de Um Moinho
Núcleo do Moinho de Maré de Corroios

Fim de Semana dos Moinhos Abertos
Dia 8 de abril, sábado
Das 15 às 17 horas
Visita acompanhada À Descoberta de Um Moinho
Apresentação do espetáculo Canto Maior pelo Conselho Local para o Desenvolvimento do Miratejo
Núcleo do Moinho de Maré de Corroios

Dia 9 de abril, domingo
Das 14 às 17 horas
Abertura do Moinho de Maré de Corroios ao público
Núcleo do Moinho de Maré de Corroios

Capa da revista Fundição
30.03.2017
Novo volume da revista Fundição sobre os Moinhos de Maré do Tejo

Foi apresentado no dia 24 de março, no Auditório da Cooperativa Cultural Popular Barreirense, o novo volume da revista Fundição, o qual é dedicado ao tema «Moinhos a Sul do Tejo: Barreiro, Moita, Seixal», sendo a publicação editada por iniciativa da Associação Barreiro Património, Memória e Futuro.

Nessa ocasião foi proferida a conferência As Máquinas de Mós Pré e Proto Industriais do Barreiro: localização, arquiteturas e tipologias, da responsabilidade de Jorge Custódio, presidente da Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial (APAI).

O Município do Seixal associou-se a esta iniciativa através do envio de um artigo agora editado relativo ao património moageiro do concelho.

A revista encontra-se disponível para aquisição, devendo os interessados contactar a Associação Barreiro Património, Memória e Futuro através do email: abpmf.patrimonio@gmail.com.

Oficina de Observação de Aves
02.02.2017
Oficina de Observação de Aves

O sapal de Corroios constitui um espaço de grande diversidade ornitológica, o que lhe confere relevante importância biológica e ecológica. Através de uma Oficina de Observação de Aves organizada com o apoio da QUERCUS, dia 11 de fevereiro, sábado, pretende-se contribuir para a valorização de um dos mais importantes espaços naturais protegidos do concelho do Seixal.

O encontro realça ainda a biodiversidade que este território conserva e a relação que o mesmo mantém com o património edificado aí existente, em particular o Moinho de Maré de Corroios, prevendo-se igualmente a realização de uma visita guiada a esse monumento.

A ofiniva tem lugar junto do Núcleo do Moinho de Maré de Corroios, dia 11 de fevereiro, sábado, entre as 9.45 e as 12.30 horas, com inscrições gratuitas, mas obrigatórias através do telefone: 210 976 112 ou do email: ecomuseu.se@cm-seixal.pt.

Colóquio Internacional Interdisciplinar
03.02.2017
Colóquio Internacional Interdisciplinar


Terá lugar de 20 a 22 de Junho de 2017, em Rennes (Bretanha, França), o Colóquio Internacional Interdisciplinar A Energia das Marés Ontem, Hoje, Amanhã.
O período de apresentação de propostas de comunicação ou de posters decorre até ao próximo dia 13 de Fevereiro, as quais deverão ser enviadas para o endereço colloques.recherche@rennes.archi.fr.

A produção de energia com recurso às marés é antiga. O funcionamento de moinhos de maré encontra-se atestado pelo menos desde a Alta Idade Média na Bretanha e na Irlanda, tendo conhecido um assinalável desenvolvimento no litoral atlântico europeu a partir do século XII, antes de se difundir no outro lado do Atlântico na sequência da chegada de colonos europeus ao continente americano.

Embora maioritariamente utilizados na moagem de cereal, os moinhos de maré também asseguraram outras tarefas como a lavagem de sal, a serração de madeira, a moagem de caulino para a indústria cerâmica, o processamento da cana-de-açúcar, entre outras.

Apesar de alguns destes edifícios se encontrarem atualmente preservados, muitos outros desapareceram e a sua representatividade entre o património litoral que caracteriza muitas regiões justifica o desenvolvimento de investigação arqueológica e documental de forma a reconstituir a história destes edifícios e a difusão técnica que permitiu a sua edificação em diversas regiões do globo.

Conheça o anúncio completo do colóquio.

BUSINESS2SEA
15.11.2016
Alfândega do Porto recede o evento BUSINESS2SEA

Terá lugar de 16 a 18 de Novembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, o evento BUSINESS2SEA, organizado pela Fórum Oceano, em parceria com a AEP – Associação Empresarial de Portugal.

Este evento é orientado para o fomento das relações entre poderes públicos, empresas, universidades e centros de I&D e associações, nacionais e estrangeiras, com atividade em diferentes domínios da economia do mar.

Coincidindo com o Dia Nacional do Mar, que se assinala a 16 de Novembro, a iniciativa visa promover a divulgação de projetos, estudos e conhecimento sobre as temáticas ligadas ao mar através da organização de diversas conferências temáticas, da realização de encontros de negócios e da apresentação de tecnologias, serviços e produtos portugueses na área do mar através da realização de uma exposição/mostra, que integra também momentos de comunicação e animação sobre a temática Mar.

Solar do Morgadio, Santa Comba Dão
15.11.2016
Curso intensivo de molinologia em Santa Comba Dão

A Rede Portuguesa de Moinhos tem inscrições abertas até 15 de novembro próximo para um curso intensivo de molinologia a realizar de 25 a 27 de deste mês, no Solar do Morgadio, em Santa Comba Dão.

O programa prevê uma apresentação sobre as diferentes tipologias de moinhos, reflexões sobre questões técnicas inerentes à reconstrução destes engenhos, o enquadramento do seu funcionamento com questões do âmbito da etnologia, a realização de uma sessão prática de trabalho num moinho existente na proximidade do local onde se realiza o encontro, prevendo-se ainda uma visita de estudo a diversos moinhos localizados na região centro.

Para submissão de inscrições ou mais informações contactar:
Email: paulo.lopes@etnoideia.pt
Tel.: 214 324 358 ou 960 120 335

Moinho de Maré
11.11.2016
Conferência anual sobre moinhos de maré em Boston PT | EN

Este ano, o Tide Mill Institute irá realizar a sua conferência anual no próximo dia 12 de Novembro no Metropolitan Waterworks Museum em Chestnut Hill, nas imediações de Boston, nos Estados Unidos da América.

Diversas das comunicações previstas centram-se na apresentação de resultados de investigações recentes sobre os moinhos de maré existentes na área de Boston, prevendo-se igualmente reflexões em torno do estudo da produção de mós para a indústria moageira. Haverá ainda lugar a uma visita detalhada ao património conservado no museu, que resulta de um processo de patrimonialização de um equipamento urbano construído em 1887 e destinado a garantir o abastecimento de água a uma cidade em crescimento, o qual foi alvo de sucessivos melhoramentos, mantendo-se em funcionamento até à década de 1970.

Annual tide mill conference in Boston

TMI’s 12th conference, BOSTON’S TIDAL POWER: PERIODIC & PERPETUAL, will be held on Saturday, November 12th, at the Metropolitan Waterworks Museum in Boston’s Chestnut Hill district. As a follow-up to our last event’s discussion of Boston’s early tidal power, this year’s gathering will focus on the city’s mills.

Tide mill relics from the 18th century were found in the area of the former Mill Pond during the famous “Big Dig.” Their fascinating details, carefully studied, measured and recorded, shed light on the mechanical wizardry of colonial industrial design. These will be explained, put in historical context, and illustrated with intricate CAD drawings. We will also look at a Boston tidal power project from the 19th century: the famous Back Bay scheme that was designed and built to provide “perpetual power” but didn’t work out as well as planned. Other invited speakers, from outside New England, will describe millstone quarries, and tides and tidal power around the world.

A tour of the fascinating Waterworks Museum will be included. The Museum uses its architecturally magnificent building, mammoth steam pumping engines, and the adjacent historic Chestnut Hill Reservoir to interpret unique stories of one of the country’s earliest metropolitan water systems. The original station was built in 1887, but by the 1890’s, it was clear that demand had quickly outstripped the ability to
transport sufficient water. The need for more water resulted in the installation of increasingly powerful (and enormous!) pumping engines, which operated every day until the 1970’s.

Moinho de Maré de Corroios
11.1.2016
S. Martinho no Moinho de Maré de Corroios

Este sábado, dia 12 de novembro, o Moinho de Maré de Corroios recebe mais uma edição do S. Martinho no Moinho, uma nova exposição temporária e a palestra Território, Economia e Administração: o Seixal no Foral de Almada de 1513.
A exposição e palestra Território, Economia e Administração: o Seixal no Foral de Almada de 1513 conta com a presença de José Augusto Oliveira, investigador do Instituto de Estudos Medievais e do Centro de Estudos Históricos da Universidade Nova de Lisboa. O encontro irá ainda debater a reforma dos forais ordenada por D. Manuel I e a mudança realizada com o foral concedido a 1 de junho de 1513 a Almada e seu termo, onde se incluía o atual concelho do Seixal.

Uma tarde de convívio que conta ainda com a atuação do Grupo de Tocadores de Cavaquinhos e Bandolins da Casa do Povo de Corroios e o tradicional magusto, com oferta de castanhas aos participantes.

Colóquio «Mobilizar e Dispensar a Energia, da Antiguidade aos Nossos Dias»
08.09.2016
Colóquio «Mobilizar e Dispensar a Energia, da Antiguidade aos Nossos Dias»

Terá lugar na Universidade Bordeaux-Montaigne, em França, de 8 a 10 de setembro, um colóquio internacional subordinado ao tema «Mobilizar e Dispensar a Energia, da Antiguidade aos Nossos Dias», centrado na produção energética ao longo da história, e organizado pelo RUCHE – Réseau Universitaire de Chercheurs en Histoire Environnementale.

A historiografia começa a interessar-se sobre o tema da produção de energia, refletindo na evolução dos sistemas energéticos e respetivas consequências, tanto ao nível ambiental, como económico, social, cultural e político, analisando as fontes documentais disponíveis para os diferentes períodos e procurando esclarecer relativamente aos interesses políticos e económicos em jogo no quadro das opções técnicas assumidas, bem como sobre o impacto sentido nas paisagens, na saúde, no quotidiano ou na organização do trabalho.

O programa do colóquio inclui grande diversidade de abordagens e integra uma comunicação relativa ao papel desempenhado pelos moinhos de maré portugueses no quadro das expedições marítimas realizadas entre os séculos XV e XVIII.

Para mais informações: http://leruche.hypotheses.org.

Conferência
29.07.2016
Exposição e Conferência sobre as Azenhas do Ave

Irá realizar-se no próximo dia 30 de julho (sábado), pelas 18 horas, no Torreão do Largo de Vilarinho, em Macieira da Maia (Vila do Conde) uma conferência e mesa redonda sobre o tema «Investigar as Azenhas do Ave: novos usos para o património molinológico», promovida pela Associação Cívica de S. Salvador de Macieira da Maia e que conta com a participação de professores e investigadores da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho.

Esta iniciativa visa complementar a exposição «Património à prova de água: apontamento para a salvaguarda das azenhas & açudes nas margens do rio Ave», que constitui um levantamento sobre as azenhas do Ave nos municípios de Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão e Trofa, a qual se encontra patente ao público até ao próximo dia 31 de Julho no 'Torreão' do Largo de Vilarinho, freguesia de Macieira da Maia, em Vila do Conde, podendo ser visitada todos os fins de semana, das 14.30 às 19 horas.

Molino de Mareas de Santa Olaja
13.06.2016
Visitas ao Ecoparque de Trasmiera e ao Molino de Mareas de Santa Olaja

O Ecoparque de Trasmiera, localizado no Município de Arnuero, na Cantábria (Espanha), recebeu em 2015 uma menção especial no âmbito da atribuição dos Prémios Europa Nostra, cujo júri reconheceu a importância do trabalho desenvolvido na recuperação do património histórico e de espaços naturais, incluindo a recuperação ambiental da Marisma Joyel e do Molino de Mareas de Santa Olaja que nela se integra.

O projeto desenvolvido em Arnuero há mais de dez anos tem permitido confirmar o potencial do património enquanto elemento dinamizador das comunidades e como fator de desenvolvimento social.

A riqueza histórica, paisagística e patrimonial de Arnuero e a gestão do território efetuada através do Ecoparque de Trasmiera foi alvo da edição do guia Conocer Arnuero y el Ecoparque de Trasmiera, publicado pela editora Cantabria Tradicional.

O Ecoparque de Trasmiera e os diversos elementos patrimoniais que o integram, incluindo o Molino de Mareas de Santa Olaja, aguardam a sua visita, sendo necessário agendá-la previamente através do telefone 0034 676 486 111 ou 0034 942 637 915.

III Festival Pão de Portuga
09.06.2016
III Festival Pão de Portugal

Decorre de 10 a 12 de junho o III Festival Pão de Portugal, organizado pelo Município de Albergaria-a-Velha, com a realização de palestras, percursos pedestres e diversas visitas guiadas a moinhos tradicionais existentes nesse concelho, os quais se encontram integrados na Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha.

+ informações

Visita temática «Um Mar de Moinhos»
19.05.2016
Visita temática «Um Mar de Moinhos»

Por ocasião do Dia Mundial do Ambiente, a 5 de Junho será realizada a Visita Temática “Um Mar de Moinhos”, no âmbito da qual se promove, não só uma visita guiada ao Núcleo do Moinho de Maré de Corroios e à exposição «Um Mar de Moinhos: os moinhos de maré do Seixal», como, aliando o património edificado ao património natural existente no Sapal de Corroios, se incluirá na iniciativa a realização de um percurso pedestre a alguns dos moinhos de maré existentes no concelho, os quais constituem elementos de grande interesse histórico e técnico para a compreensão da evolução do território e das comunidades locais.

A iniciativa terá início no Núcleo do Moinho de Maré de Corroios do Ecomuseu Municipal do Seixal, às 15 horas.

As inscrições: gratuitas, mas obrigatórias através do telefone 210 976 112 ou do email: ecomuseu.se@cm-seixal.pt.

Workshop de Ilustração Científica
19.05.2016
Workshop de Ilustração Científica

Terá lugar de 23 a 25 de Maio, no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde, um Workshop de Ilustração Científica, sob orientação de Ana Rita Afonso, licenciada em Artes Plásticas e Multimédia, tendo direcionado o seu percurso profissional para a área da Ilustração Científica.

Para outras informações e inscrição, consultar o CMIA de Vila do Conde através do contacto 252 637 002 ou pelo email cmia@cm-viladoconde.pt.

Jornadas Europeias dos Moinhos e do Património Moageiro 2016
18.05.201
Jornadas Europeias dos Moinhos e do Património Moageiro 2016

Assinalam-se nos próximos dias 21 e 22 de Maio as Jornadas Europeias dos Moinhos e do Património Moageiro, organizadas pela Fédération des Moulins de France, contando com a colaboração e participação de um elevado número de associações e proprietários de moinhos a nível europeu.

Para mais informações e consulta do programa, consultar journees-europeennes-des-moulins.org.

Colóquio «Sobre a Realidade dos Moinhos de Vento Portugueses»
17.05.2016
Colóquio «Sobre a Realidade dos Moinhos de Vento Portugueses»

A Academia Itinerarium XIV da Ribeira de Muge, em coorganização com a Junta de Freguesia da Raposa, irá promover no próximo dia 21 de maio, a partir das 14.30h, um colóquio «Sobre a Realidade dos Moinhos de Vento Portugueses». Este evento terá lugar num antigo moinho de água que hoje é a Casa da Cultura da Raposa, na aldeia da Raposa, em Almeirim.

A participação no colóquio é livre, sendo pedida inscrição apenas para quem pretenda certificado de participação e pasta de documentação. As inscrições, já abertas, podem ser feitas por formulário próprio (disponível no blogue da Academia Itinerarium XIV), ou para o email academia.xiv@gmail.com e ainda o telefone 243 566 166 (sede da Junta de Freguesia da Raposa).

X Congreso Internacional de Molinología
16.05.2016
X Congreso Internacional de Molinología

Terá lugar de 20 a 22 de Maio o X Congreso Internacional de Molinología, promovido pela ACEM, Asociación para la Conservación y Estudio de los Molinos, o qual será acolhido pela cidade de Segóvia, Espanha, sendo escolhido como tema o Turismo Cultural.

Para mais informações, consultar molinologia2016.es.

Moinho de Maré de Corroios |Ateliê
01.04.2016
Dias dos Moinhos assinalados no Seixal

Assinala-se a 7 de abril, quinta-feira, o Dia Nacional dos Moinhos e nos dias de 9 e 10, sábado e domingo, as comemorações continuam com Moinhos Abertos por todo o país, com atividades dirigidas à participação de todos.

O Seixal, onde se conserva um importante património moageiro, associa-se mais uma vez às comemorações com a realização de visitas acompanhadas ao Moinho de Maré de Corroios, enquadradas no tema «À Descoberta de um Moinho», no dia 7 de abril, quinta-feira, das 10 às 12 e das 14.30 às 16.30 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo telefone 210 976 112.

No fim de semana 9 e 10 de abril, das 15 às 17 horas, o Moinho de Maré acolhe ainda a iniciativa DocMoinhos, uma mostra de cinema documental relativa a património molinológico através da qual se apresentam diversos filmes, alguns dos quais premiados em festivais nacionais e internacionais, prevendo-se momentos de debate com alguns dos realizadores. A entrada é livre.

Imagem do Sapal
01.02.2016
Oficina de Observação de Aves dia 13 de fevereiro

O Núcleo do Moinho de Maré de Corroios promove no próximo dia 13 de fevereiro, entre as 14 e as 17 horas, a Oficina de Observação de Aves. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias através do contacto telefónico 210 976 112 ou do email ecomuseu.se@cm-seixal.pt

O sapal de Corroios constitui um espaço de grande importância biológica e ecológica, assumindo especial relevância a sua riqueza ornitológica.

Através de uma Oficina de Observação de Aves, realizada em parceria com a Liga para a Proteção da Natureza, pretende-se contribuir para a valorização de um dos mais importantes espaços naturais protegidos do concelho do Seixal, realçando a biodiversidade que conserva e a relação que o mesmo mantém com o património edificado aí existente, em particular o Moinho de Maré de Corroios, prevendo-se igualmente a realização de uma visita guiada a esse monumento.

Cartaz promocional
29.01.2016
VII Concurso Nacional Kit do Mar

O Concurso Nacional Kit do Mar 2016 dirige-se a alunos do ensino pré-escolar ao secundário, e o prazo de candidaturas encontra-se aberto até dia 15 de abril.

Os trabalhos deverão ser apresentados por estabelecimentos de ensino sob a forma de um vídeo de 5 minutos que apresente o projeto realizado pelos alunos ao longo do ano.

A iniciativa é promovida pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental e premeia os melhores trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo 2015/2016 sobre a temática do Oceano.

Para mais informações e acesso aos formulários de candidatura, consultar o endereço emepc.pt/pt/kit-do-mar/concurso/como-participar.

Apresentação de retratos a óleo de antigos proprietários do Moinho de Maré
19.11.2015
Apresentação de retratos a óleo de antigos proprietários do Moinho de Maré

No âmbito das comemorações do dia e semana da cultura científica será apresentado no dia 28 de novembro, no Moinho de Maré de Corroios, pelas 15 horas, o estudo sobre a história, técnica de produção e materiais constituintes de três pinturas a óleo pertencentes ao espólio do Ecomuseu Municipal do Seixal.

Esta informação, aliada à avaliação do estado de conservação das obras, permitiu desenvolver intervenções específicas para cada pintura, que serão apresentadas através de documentação fotográfica e audiovisual. Serão também abordadas problemáticas de conservação preventiva e as soluções desenvolvidas para a proteção futura destas pinturas.

Na visita orientada Ciência, Arte e Património: a Universidade e o Museu, a realizar no âmbito da Comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica, e que terá lugar no dia 26 de novembro nos laboratórios do Departamento de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, os alunos serão sensibilizados para a relação existente entre Ciência, Arte e Património, enfatizando a importância de disciplinas como a química, a física e a biologia.

Os participantes terão ainda a oportunidade de perceber o papel da investigação científica na preservação das obras de arte e dos objetos de memória em geral, com recurso a exemplos concretos de trabalhos e projetos em curso nos diferentes laboratórios, incidindo em acervo de instituições museológicas, entre as quais o Ecomuseu Municipal do Seixal.

A iniciativa conta com a participação de Raquel Marques e Sara Sá, do Departamento de Conservação e Restauro, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

S. Martinho no Moinho
19.11.2015
São Martinho no Moinho de Maré de Corroios este sábado

No dia 21 de novembro, sábado, às 15 horas, o Moinho de Maré de Corroios acolhe a tradicional iniciativa São Martinho no Moinho, numa tarde de convívio que relembra o papel outrora desempenhado pelos moinhos como locais de encontro da população.

Haverá animação musical com o Grupo de Danças Antigas de Alhos Vedros e o tradicional Magusto, com oferta de castanhas. O professor João Paulo Oliveira e Costa, diretor do Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar, da Universidade Nova de Lisboa (UNL), é o orador convidado para a palestra «Ceuta e a Confirmação de Portugal».

A apresentação evoca os 600 anos da conquista de Ceuta e do início da Expansão Portuguesa, processo no qual os moinhos de maré do estuário do Tejo desempenharam importante papel.

A participação é gratuita.

Imagem do cartaz
10.11.2015
Fórum do Mar entre 16 e 19 de novembro

A FÓRUM OCEANO e a AEP - Associação Empresarial de Portugal estão a organizar a V Edição do Evento Internacional Fórum do Mar, a realizar entre os dias 16 e 19 de novembro de 2015, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e na Feira Internacional do Porto, EXPONOR.

À semelhança de anos anteriores, o evento acolherá Conferências Internacionais, Seminários e Workshops, promovidos por parceiros do cluster do Mar. No dia 16, na Fundação Calouste Gulbenkian, decorrerá o side event Seminário WavEC 2015: Portugal e França: Uma Força Condutora na Investigação e Inovação das Energias Renováveis Marinhas, coorganizado pela WavEC Offshore Renewables, Embaixada Francesa e Instituto Francês em Portugal, decorrendo no dia 17, na Embaixada Francesa (Lisboa), o side event B2B - Parcerias Atlânticas em Investigação e Inovação nas Energias Renováveis Marinhas, promovido pelas mesmas entidades.

Nos dias 16 a 19, na EXPONOR, decorrerá a PORTUGAL ATLANTIC CONFERENCE, coorganizada pela DGPM – Direção-Geral de Política do Mar e pela Fórum Oceano.

O FÓRUM DO MAR promoverá também um programa de Encontros de Negócio entre empresas nacionais e estrangeiras, centros de I&D e clusters marítimos de países europeus, para promoção da internacionalização dos produtos e serviços portugueses.

O FÓRUM DO MAR integrará ainda um espaço de mostra de produtos, serviços e tecnologias da área do mar.
Mais informações disponíveis em: oceano21.org.

Imagem do cartaz
10.11.2015
III Encontro Nacional de Molinologia

Realiza-se a 7 e 8 de Novembro o III Encontro Nacional de Molinologia em Albergaria-a-Velha, sendo co-organizado pela Rede Portuguesa de Moinhos e pela edilidade local.

Trata-se de uma iniciativa aberta a todas as pessoas e instituições visando promover o conhecimento, preservação e viabilização dos moinhos tradicionais no nosso País.

Constituindo os moinhos um importante ativo para o desenvolvimento sustentável, contribuindo para valorizar e qualificar o território e para potenciar as indústrias criativas e o turismo, desempenhando ainda importantes funções a nível educativo, do lazer e da coesão social, o encontro promove a partilha de experiências e de saberes relativos ao seu estudo e recuperação. Inclui ainda um espaço de debate e discussão de projetos de reabilitação e refuncionalização de moinhos, bem como uma visita técnica a diversos imóveis deste tipo preservados na região.

O Município do Seixal associa-se à iniciativa através da apresentação de uma comunicação centrada no Moinho de Maré de Corroios, integrado no Ecomuseu Municipal do Seixal.

Para mais informações: moinhosdeportugal.org.

Imagem do cartaz
06.11.2015
Conferência Anual sobre Moinhos de Maré

Nos dias 6 e 7 de Novembro, o Tide Mill Institute irá realizar a sua conferência anual em Beverly, Massachusetts, nos Estados Unidos da América. Oradores provenientes da Irlanda e de França estarão entre os especialistas convidados, apresentando os resultados da mais recente investigação sobre o moinho de maré de Nendrum, na Irlanda do Norte, o mais antigo até hoje identificado, e de outros imóveis da mesma tipologia existentes no golfo do Morbihan, em França.

Será ainda apresentado o trabalho referente à preparação de uma exposição sobre os moinhos de maré documentados na área de Boston, nos Estados Unidos da América, bem como a investigação relativa a um moinho de maré identificado na região do Maine. Haverá igualmente espaço para a apresentação de trabalhos relacionados com um moinho de maré identificado junto a New Jersey e a um outro entretanto desaparecido, mas que foi possível documentar em Somerville, no Massachusetts. Como corolário do encontro, irá realizar-se uma visita de campo ao local onde terá existido na proximidade de Beverly um moinho de maré, o qual esteve em laboração por mais de 250 anos.

11th Annual Tide Mill Conference
6/7 November 2015

This year Tide Mill Institute will meet at at Beverly, Massachusetts (USA).
Speakers from Ireland and France will be among tide mill experts that are featured; Northern Ireland’s Nendrum mill (the world’s oldest so far dated) and others in France’s Golfe de Morbihan will present recent research. The curator of an exhibit about colonial tide mills of Boston explains his work, and a historian describes a Maine tide mill that spawned a canal.

Attendees hear about searching for a tide mill in the New Jersey mud, and about another one that’s vanished in Somerville Massachusetts. To top it off, there are presentations about and a low-tide field trip to a nearby tidal mill site that was active for over 250 years.

Cartaz
25.09.2015
Exposição «Moinhos de Maré do Ocidente Europeu» no Barreiro

A exposição «Moinhos de Maré do Ocidente Europeu» assinala 10 anos de itinerância pela Europa. Durante este período de tempo, foi visitada por mais de 93.500 pessoas, tendo passado por diversas localidades na Bélgica, Espanha, França, Holanda, Portugal e Reino Unido.

Inicialmente apresentada no Moinho de Maré de Prat (La Vicomtè-sur-Rance, Côtes d’Armor, França), resulta de um projeto coordenado pela Câmara Municipal do Seixal que mereceu o apoio do Programa Cultura 2000 da Comissão Europeia, visando divulgar o património da moagem maremotriz existente no litoral atlântico europeu.

A 53.ª apresentação da exposição irá decorrer de 25 de Setembro a 10 de Outubro de 2015 na Biblioteca Municipal do Barreiro por iniciativa da Associação Barreiro – Património, Memória e Futuro com o apoio do Município do Barreiro, integrando-se na programação dos Roteiros do Turismo Industrial do Barreiro no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Património Industrial e Técnico.

Informações:
Email: postodeturismo@cm-barreiro.pt
Tel.: 212 068 287

Touring Exhibition “Tidemills of Western Europe”: ten years around Europe

The exhibition “Tidemills of Western Europe” has completed ten years of circulation around Europe, which began in the Prat Tide Mill (La Vicomtè-sur-Rance, Côtes d’Armor, France) in October 2005.

During the last decade, the exhibition had more than 93 500 visitors and was presented in several european villages in Belgium, France, Portugal, Spain and The Netherlands.

Barreiro Library in Tagus estuary (Portugal) is now preparing the venue of the exhibition, which will occur in the next weeks in the scope of a special program devoted to Industrial and Technical Heritage.

The exhibition "Tide Mills of Western Europe" is aimed at helping to increase public awareness of these heritage buildings common to the European Atlantic Coast and the ways in which their potential has been developed. Organised as part of a project supported by the European Commission under the Culture 2000 Program and coordinated by the Ecomuseu Municipal do Seixal (Portugal), the exhibition is the result of the collective work of more than 20 institutions and researchers dedicated to projects related to the research, preservation, restoration and promotion of tide mills on European territory. It focuses on aspects related to their geographical distribution and location, types and modes of functioning, their many uses and their value as heritage sites. Information is available in Portuguese, Spanish, French and English.

Contacts:
Email: postodeturismo@cm-barreiro.pt
Tel.: 212 068 287

Um Mar de Moinhos
11.05..2015
Visita temática Um Mar de Moinhos dia 16 de maio

O Ecomuseu Municipal do Seixal promove no dia 16 de maio, sábado, às 14.30 horas, a visita temática Um Mar de Moinhos, que tem início no Moinho de Maré de Corroios e prossegue num percurso pedestre por alguns outros existentes no concelho, localizados na Ponta dos Corvos.

As inscrições são gratuitas através do contacto 210 976 112 ou do email ecomuseu.se@cm-seixal.pt.

A iniciativa, que integra o programa Maio Património, é realizada no âmbito das Jornadas dos Moinhos e do Património Moageiro, assinaladas nos dias 16 e 17 de maio em alguns países europeus, e organizadas sob a orientação da Fédération des Moulins de France. Entre as propostas sugeridas este ano, destaque para as visitas gratuitas ao antigo Moinho de Maré de Indret, na Bretanha, em França, no dia 17 de maio, promovidas pela Associação Indre Histoire d’Îles.

Oficinas de Primavera no Ecoparque de Trasmiera
11.05.2015
Oficinas de Primavera no Ecoparque de Trasmiera

O Ecoparque de Trasmiera, em Espanha, preparou várias atividades desenvolvidas em torno de recursos patrimoniais e paisagísticos do município de Arnuero, na Comunidade Autónoma Cantábria.

Entre as propostas surge o Molino de Mareas de Santa Olaja, recuperado por esta autarquia e que desde então se tem assumido como um elemento fundamental da vida cultural da comunidade local em prol do desenvolvimento sustentável do território.

Consulte o folheto informativo.

Moinho Convida
08.05.2015
Setúbal acolhe a exposição Moinhos de Maré do Ocidente Europeu

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal acolhe, até ao próximo dia 15 de maio, a exposição Moinhos de Maré da Europa Ocidental.

Esta instituição de ensino, que se localiza na proximidade do Moinho de Maré da Mourisca, integra a programação do projeto Moinho Convida, desenvolvido pelos alunos do 2.º ano da licenciatura de Animação e Intervenção Sociocultural, em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Câmara Municipal de Setúbal.

O projeto promove e dá a conhecer à comunidade envolvente, educativa e à cidade de Setúbal o Moinho de Maré da Mourisca e o seu espaço envolvente, dinamizando várias atividades de animação, incentivando a população na valorização e preservação deste património, nomeadamente das tradições ligadas à moagem de cereais e à salvaguarda dos recursos envolventes ao moinho, que se encontra integrado na Reserva Natural do Estuário do Sado.

Mais informações disponíveis no site Moinho Convida.

Sítio do Rouxinol
13.04.2015
Visita ao Sítio do Rouxinol assinala
Dia Internacional dos Monumentos

Para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, realiza-se este sábado, dia 18 de abril, às 14.30 horas, a visita temática Percursos com História – Sítio do Rouxinol: um Território, uma História Milenar, um Património a Conhecer e Preservar.

A visita ao sítio do Rouxinol irá permitir conhecer e interpretar alguns dos mais antigos testemunhos do passado concelhio: a Olaria Romana da Quinta do Rouxinol e o Moinho de Maré de Corroios.

Para participar, poderá inscrever-se através do telefone 210976112 ou do email ecomuseu.se@cm-seixal.pt.

Moinho de Maré de Corroios
10.04.2015
Oficina de história local «Documento a Documento se Descobre o Monumento»

O Moinho de Maré de Corroios acolhe dia 11 de abril, sábado, entre as 14.30 e as 17 horas, a oficina de história local «Documento a Documento se Descobre o Monumento». A iniciativa destina-se a público juvenil e adulto, e as inscrições são gratuitas através do telefone: 210976112 ou do email: ecomuseu.se@cm-seixal.p.

A atividade proposta promove a divulgação do património molinológico existente no concelho do Seixal junto do público, através da apresentação de fontes documentais inéditas conservadas em arquivo e da sua exploração pelos participantes, aplicando metodologias de trabalho específicas da História, de forma a conhecer fundos documentais acessíveis ao público e a contribuir para a produção de conhecimento através da respetiva consulta e análise.

A iniciativa está integrada na programação associada aos Dias dos Moinhos Abertos, coordenada a nível nacional pela Rede Portuguesa de Moinhos.

Moinho de Maré do Cais
25.02.2015
Exposição «Moinhos de Maré do Ocidente Europeu» apresentada no Montijo


A exposição «Moinhos de Maré do Ocidente Europeu», coordenada pelo Ecomuseu Municipal do Seixal, e que se encontra em itinerância pela Europa, desde 2005, será apresentada no dia 26 de Fevereiro no Moinho de Maré do Cais, no Montijo.

A mostra contribui para a preservação e divulgação junto de um público alargado de uma herança comum no litoral atlântico europeu – os moinhos de maré – destacando estes testemunhos patrimoniais pelo seu valor técnico, histórico, económico e ambiental.

Este importante património assumiu grande relevância no estuário do Tejo, local onde desde o século XIII se implantaram 45 edifícios desse tipo.

Moinho de Maré de Corroios
25.02.2015
Visita comentada «Recuperar Moinhos, Uma Utopia?»

Com esta iniciativa propomos uma visita ao Moinho de Maré de Corroios acompanhada e comentada por um dos mais reputados investigadores portugueses neste domínio, Jorge Miranda, da Rede Portuguesa de Moinhos.

Dedicada ao tema «Recuperar Moinhos, Uma Utopia?», esta visita pretende refletir sobre o processo de classificação dos moinhos de maré do Seixal e a realidade atual deste património em Portugal, analisando o caminho percorrido ao longo das últimas décadas no contexto da valorização dos moinhos tradicionais. Será ainda abordado o sentido e significado que pode ter para a sociedade contemporânea a preservação deste património edificado.

Para participar, basta inscrever-se através de email ou pelo telefone 210 976 112.

moinho de Maré de Corroios
12.02.2015
Moinho de Maré de Corroios acolhe visita temática

O Moinho de Maré de Corroios recebe o museólogo António Nabais, no dia 13 de fevereiro, sexta-feira, para dinamizar a visita temática Tardes no Moinho, a qual incidirá sobre o tema «1976-1984: o Moinho de Maré de Corroios na definição de um programa museológico municipal».

Uma conversa, no contexto da exposição temporária Um Mar de Moinhos: os moinhos de maré do Seixal, que irá analisar o processo de conceção de um programa museológico a nível local, revisitando os primeiros anos pós-25 de Abril no concelho, no que respeita ao levantamento patrimonial então realizado, abordando ainda a questão da classificação dos moinhos de maré.

Tide Mills of the Upper Bay of Fundy (Canada) and possible early Portuguese visits to the Fundy shores
03.10.2014
Palestra do investigador Kerr Canning no Moinho de Maré de Corroios

 

No dia 11 de outubro, sábado, pelas 15.30 horas, tem lugar no Ecomuseu Municipal do Seixal - Núcleo Moinho de Maré de Corroios uma palestra proferida pelo investigador Kerr Canning intitulada «Tide Mills of the Upper Bay of Fundy (Canada) and possible early Portuguese visits to the Fundy shores».

Kerr Canning tem desenvolvido nos últimos anos interessantes pesquisas sobre a edificação de moinhos de maré na costa ocidental do Canadá, em particular na Baía de Fundy, as quais têm permitido expandir o conhecimento sobre a implantação geográfica de moinhos de maré e têm fornecido novos elementos relativos às técnicas construtivas utilizadas nestas estruturas.

A sua visita a Portugal constitui uma oportunidade para conhecer os trabalhos desenvolvidos no âmbito da investigação sobre moagem maremotriz, numa região sobre a qual dispomos ainda de reduzida informação, convidando-se todos os interessados nesta temática a participarem na iniciativa.

Moinho de Maré de Corroios
06.06.2014
Este verão descubra o moinho de maré

No próximo dia 13 de junho, sexta-feira, no período da tarde, o Ecomuseu Municipal do Seixal convida todos os interessados a um passeio a bordo de uma embarcação tradicional. Uma oportunidade de desembarcar no Moinho de Maré de Corroios e visitar o núcleo museológico.

O estuário do Tejo tem um lugar destacado na utilização da energia das marés e este é um passeio para divulgar e dar a conhecer o nosso património que marca a paisagem do concelho.


As inscrições são gratuitas e devem ser feitas junto do Serviço Educativo do Ecomuseu Municipal do Seixal ou para o telefone 210 976 112.

Colóquio «As mós para cereais do Neolítico à Idade Média. Técnica, cultura, difusão»
14.05..2014
Colóquio «As mós para cereais do Neolítico à Idade Média. Técnica, cultura, difusão»

A Universidade de Reims Champagne-Ardenne recebe de 15 a 17 de maio, em Reims, França, o colóquio «As mós para cereais do Neolítico à Idade Média. Técnica, cultura, difusão», organizado pelo Grupo Meule.

No âmbito do projeto «Evolução tipológica e técnica das mós do Neolítico ao ano mil no território francês», realizou-se uma primeira mesa-redonda em Outubro de 2009, a qual permitiu partilhar os resultados obtidos, refletir sobre a definição comum de normas descritivas, validar as primeiras conclusões sobre o funcionamento das mós e fornecer pistas para uma análise tipológica desses elementos. Na sequência dessa primeira reunião, a mesa-redonda que se realiza agora em Reims pretende estabelecer a conexão dos resultados obtidos no âmbito do projeto com toda a comunidade científica, recorrendo aos métodos estatísticos e à cartografia para identificar grupos tipológicos e refletir sobre aspetos técnicos relativos à produção de mós.

A investigação relativa à moagem inclui a análise sobre as mós desde a sua extração nas pedreiras até se tornarem materiais arqueológicos, abrangendo diversas etapas como a sua produção, transporte, utilização e manutenção.

Para mais informações, consultar inrap.fr.

 

«Les meules à grain du Néolithique à l'époque médiévale. Technique, culture, diffusion»

du 15 au 17 mai 2014
Colloque organisé par le Groupe Meule, à l'Université de Reims Champagne-Ardenne

L’analyse du matériel de mouture concerne les meules depuis leur extraction dans les carrières jusqu’à leur abandon sur les sites archéologiques. Elle comprend les étapes de façonnage, de transport, d’utilisation et d’entretien.
Cette table ronde s’inscrit dans la dynamique du PCR Évolution typologique et technique des meules du Néolithique à l’an mille sur le territoire français et fait suite à la table ronde de Saint-Julien-sur-Garonne organisée en octobre 2009. Cette première rencontre avait permis de partager les acquis et les données réunis par les membres du programme avec d’autres collaborateurs, archéologues actifs sur le terrain et chercheurs étrangers. Les résultats ont porté sur la définition commune de normes descriptives, la validation des premiers résultats obtenus sur le fonctionnement des meules ainsi que l’amorce de pistes d’une analyse typologique.
Dans la lignée de ce premier travail, la table ronde de Reims sera l’occasion de mettre de nouveau en relation les acquis du Groupe Meule avec le reste de la communauté scientifique. Il s’agira d’utiliser des méthodes statistiques et cartographiques globales pour chercher des groupes de meules fondés sur l’ensemble de leurs caractères.

Pour savoir plus inrap.fr.

XX Jornadas dos Moinhos e do Património Moageiro
14.05.2014
XX Jornadas dos Moinhos e do Património Moageiro

A Fédération des Moulins de France organiza nos dias 17 e 18 de maio as XX Jornadas Europeias dos Moinhos e do Património Moageiro.

Esta federação congrega 100 associações, municípios e entidades intermunicipais, gabinetes de turismo tem organizado ao longo dos últimos 20 anos, invariavelmente no terceiro fim-de-semana de maio, jornadas especificamente dedicadas aos moinhos, para permitir ao grande público descobrir o vasto universo deste património rico e de importância primordial na vida humana.

A iniciativa torna-se ainda possível pelos intercâmbios com associações europeias que também elegeram o mês de maio para a valorização deste património.

A Fédération des Moulins de France inscreve esta manifestação nacional no quadro do «Maio Europeu dos Moinhos» (M.E.M.).

Programação em fdmf.fr e journees-europeennes-des-moulins.org.

 

Vingtièmes Journées des Moulins et du Patrimoine Meulier

17 et 18 Mai 2014

La Fédération des Moulins de France, forte de ses 100 associations, Communes, Communautés de Communes, Offices de Tourisme qui la soutiennent et qui la composent, a fait le choix de proposer, invariablement « le troisième week-end de mai » des journées spécifiquement réservées aux moulins pour permettre au grand public de découvrir le vaste univers de ce patrimoine riche et de première importance dans la vie des hommes. Il s’agit des «Journées Européennes des Moulins et du Patrimoine Meulier».

En s’appuyant sur ses échanges avec des associations européennes qui ont aussi choisi le mois de mai pour la mise en valeur de ce patrimoine, la Fédération Des Moulins de France inscrit cette manifestation nationale dans le cadre du « Mai Européen des Moulins » (M.E.M).

La manifestation est déjà signalée sur les deux sites web : fdmf.fr et journees-europeennes-des-moulins.org


>