O Plano Educativo Municipal (PEM) oferece à comunidade educativa um conjunto diversificado de programas de apoio e de projetos educativos promovidos pela Câmara Municipal do Seixal.

O município do Seixal assumiu o compromisso de implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 2016-2030, no âmbito da resolução da ONU, pelo que o Plano Educativo Municipal continua este ano a assumir-se como um importante instrumento que propõe à comunidade educativa mudar comportamentos no sentido da construção de um mundo mais sustentável. No ano letivo 2019-2020, propomos às escolas relacionar Educação e Arte, como estratégia que facilitará as metodologias de trabalho com os alunos, propondo a todos que usem as atividades artísticas como meio de desenvolver a imaginação, a criatividade, competências fundamentais para a resolução de problemas. O desenvolvimento de pensamento crítico e do conhecimento do património histórico e artístico do concelho permitirão ainda ampliar a capacidade dos alunos de se identificarem com a sua comunidade e interpretarem o mundo com novos olhos, o que será determinante para descobrir novos pontos de vista e construir atitudes sustentáveis.

O PEM associa-se, assim, aos grandes desígnios da educação no século XXI: educar para o desconhecido é ser capaz de resolver problemas usando a imaginação e a criatividade sem angústias e sem medo de falhar.

Experimentar diferentes projetos desenvolvidos localmente ajudará os alunos a adquirir conhecimentos, atitudes e competências necessários para responder aos desafios da sustentabilidade ao longo das suas vidas pessoais e profissionais.

O sucesso do PEM depende do trabalho coletivo e do envolvimento de toda a comunidade educativa na sua concretização. As escolas de todos os níveis de educação e ensino da rede pública podem também enviar as suas candidaturas ao Programa de Apoio aos Projetos/Atividades Escolares, através do formulário disponível nos Serviços Online.

Dos projetos que fazem parte do PEM 2019-2020, destacamos:

  • Receção à comunidade educativa
    Consiste num conjunto de iniciativas destinadas aos docentes, alunos, funcionários dos estabelecimentos escolares e comunidade educativa em geral do município do Seixal que assinalam a abertura do ano letivo.

    Tem como objetivo assinalar a abertura do ano letivo, dar a conhecer o Plano Educativo Municipal e criar proximidade entre docentes, não docentes, funcionários municipais da área da educação e demais agente educativos.

    Este ano decorre de 5 de setembro a 11 de outubro. Entre a programação prevista destacamos a apresentação do Plano Educativo Municipal à comunidade educativa, na Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, no dia 27 de setembro e o convívio dirigido a docentes, não docentes e demais comunidade educativa, no dia 11 de outubro.

  • Feira de Projetos Educativos
    De 19 a 23 de maio de 2020, nasce um espaço de partilha da comunidade educativa municipal, em que se mostra à comunidade em geral os projetos que a autarquia desenvolve com as escolas. Pretende proporcionar momentos de convívio e troca de informação sobre a diversidade da oferta educativa do município. Com este evento anual pretende-se dar visibilidade ao Plano Educativo Municipal, instrumento de intervenção municipal que, ao longo de mais de 30 anos, tem dado um importante contributo para o sucesso educativo das crianças e jovens do concelho do Seixal.

Bom ano letivo 2019-2020!

 

 

Ficha Técnica

Site CMSeixal

© 2019 Câmara Municipal do Seixal