ABRIL 2020

subscrever_news_ipad_0.jpg

Subscreva a nova newsletter do Ecomuseu

A pensar no futuro, a newsletter do Ecomuseu Municipal irá começar a ser desenvolvida numa nova plataforma, a qual irá qualificar este suporte que promove mensalmente, e desde 2012, as atividades desenvolvidas por este serviço da autarquia.

Se estiver interessado em continuar a receber as nossas informações e a seguir-nos através deste canal, basta subscrever a nova newsletter através do preenchimento do respetivo formulário.
Esperamos chegar com novidades em breve.

subscreva_agora.png
fiqueemcasa.png

Continue em casa por todos nós

Por si, pela sua família e por todos nós, o Seixal continua na linha da frente para garantir a prestação de serviços públicos essenciais à população. Entre as várias medidas que têm vindo a ser tomadas com a ativação do plano de emergência e que têm sido amplamente divulgadas, está também o cancelamento ou adiamento de atividades culturais, desportivas e recreativas promovidas pelo município.

Assim, aproveitamos a oportunidade para lhe sugerir que nos siga através dos canais online e das redes sociais da autarquia, em que diariamente são atualizadas as informações sobre os trabalhos e as medidas que estão a ser implementadas para ajudar no combate à pandemia covid-19, bem como sugestões culturais, desportivas e sociais para que, na sua casa, seja um verdadeiro agente de saúde pública.

 
 

 

FEVEREIRO 2020

01_mascaras02.jpg

Óculos de Carnaval com cereais

O Carnaval é a festa dos desfiles e da fantasia e, este ano, o Ecomuseu Municipal vai assinalá-lo com dois ateliês em que os cereais serão protagonistas.   

Procurando sensibilizar os participantes para a sua diversidade e utilização, irão ser construídos óculos e outras máscaras bem originais e brincalhonas. A inscrição é gratuita, mas obrigatória!

De 11 a 14 de fevereiro, das 10 às 12 ou das 14.30 às 16.30 horas, no Núcleo do Moinho de Maré de Corroios
*Sábado, 15 de fevereiro, às 15 horas, no Núcleo do Moinho de Maré de Corroios
 

PÚBLICO ESCOLAR
* UTENTES DA COOPERATIVA PARA A EDUCAÇÃO E REABILITAÇÃO DE CIDADÃOS INADAPTADOS DO SEIXAL E ALMADA - CERCISA
E PÚBLICO EM GERAL

02_historias.jpg

Histórias & Memórias Fotográficas 

No mês em que se celebra o amor, é promovida uma tertúlia para recordar os namoros e casamentos do passado, no concelho do Seixal, através de fotografias e testemunhos recolhidos no âmbito do projeto Histórias & Memórias Fotográficas. Apela-se a que quem queira participar na tertúlia e tenha fotografias antigas sobre este ou outro tema que as traga consigo para reproduzir e fazer parte deste projeto.
A entrada é livre e sem inscrição prévia.

Sábado, 15 de fevereiro, das 15 às 17 horas, na Sociedade Filarmónica União Arrentelense

PÚBLICO EM GERAL

 
03_mensagens.jpg

Mensagens de Amor, Quem as Não Tem?

Em fevereiro, vamos pensar e falar sobre o que é o amor, como o podemos sentir e exprimir, visitando uma exposição alusiva ao Dia dos Namorados com mensagens escritas por alunos de escolas básicas e secundárias do concelho do Seixal e da CERCISA. Esta exposição integra um projeto lançado pela câmara municipal, através do Ecomuseu e em parceria com a Biblioteca Municipal do Seixal.
A iniciativa é realizada no âmbito de candidatura do Plano Educativo Municipal ao PORL 2020 - Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar.

De 4.ª a 6.ª feira, na Biblioteca Municipal e no Espaço – Memória Tipografia Popular do Seixal

PÚBLICO ESCOLAR E PÚBLICO EM GERAL

04_memoria.jpg

Escrita & Memória

Ateliê de escrita sobre as histórias que guardamos no sótão da memória. Que as palavras a evocam? Que imagens e objetos podem despertar as narrativas que vivem dentro de nós? Através de exercícios e técnicas criativas irão nascer textos únicos e inspirados.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória!

Sábado, 29 de fevereiro, das 15 às 16.30 horas, no Núcleo da Mundet – Sala de Leitura do Centro de Documentação e Informação

PÚBLICO ADULTO E JUVENIL

04_guttenberg.jpg

À descoberta da prensa de Gutenberg

Johannes Gutenberg criou engenhos que moldaram o mundo moderno, prensa de imprimir texto, a tipografia, a forma de fazer livros mais rápida e mais perfeita, há quase 622 anos, e iremos ver a funcionar uma réplica perfeita.

De 4.ª a 6.ª feira, das 10 às 12 e das 14.30 às 16.30 horas, no Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal

PÚBLICO ESCOLAR

05_sugestao.jpg

Sugestão de leitura

O Centro de Documentação e Informação destaca o livro «Setenave: Revolução, Nacionalização, Privatização», de autoria de Jorge Fontes, uma obra que analisa com extremo rigor a história desta empresa de construção e reparação naval, fundada em 1971, em Setúbal, considerada um dos símbolos importantes da industrialização portuguesa.

 

PÚBLICO EM GERAL

 
 

 

JANEIRO 2020

01_Olaria_2.jpg

À Roda de Uma Olaria

No início do novo ano, as escolas são convidadas a visitarem a Olaria Romana da Quinta do Rouxinol e sua envolvente, dando especial destaque ao sítio arqueológico e aos elementos naturais que contribuíram para a sua existência neste local.    

É uma oportunidade para conhecer a arquitetura e o modo de funcionamento dos fornos cerâmicos que produziram ânforas e loiça doméstica, entre os séculos III e V, e os trabalhos arqueológicos que aí foram realizados. 
A participação gratuita é mas de inscrição prévia obrigatória.

De terça a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14.30 às 16.30 horas, no Núcleo da Olaria Romana da Quinta do Rouxinol

PÚBLICO ESCOLAR

02_Biodiversidade.jpg

A Biodiversidade no Sapal de Corroios 

Esta visita, que irá decorrer no âmbito do Dia Internacional das Zonas Húmidas, realça a biodiversidade que o sapal de Corroios conserva e a relação que o mesmo mantém com o Moinho de Maré de Corroios. A sua dinamização é da responsabilidade do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Lisboa, em parceria com o Gabinete Seixal Sustentável e Inovação e o Gabinete de Projetos do Património da Câmara Municipal do Seixal. 

Domingo, 2 de fevereiro, das 14.30 às 17 horas, no Núcleo do Moinho de Maré de Corroios 

PÚBLICO EM GERAL

 
03_MaquinaVapor.jpg

À Descoberta de Uma Máquina a Vapor 

Em 2020, retomamos as visitas para conhecer o circuito da pólvora negra, que remonta ao final do século XIX, e assistir ao funcionamento do seu sistema gerador de energia mecânica constituído por uma caldeira de 1911 e por uma máquina a vapor de 1900.

De 21 a 24 de janeiro, das 10 às 12 e das 14.30 às 16.30 horas, na Extensão da Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços

PÚBLICO ESCOLAR

04_Memorias.jpg

Oficinas de Memória

No âmbito do projeto Histórias & Memórias Fotográficas, que consiste na documentação e na recolha de fotografias antigas, bem como em testemunhos orais que revelem a história das mesmas, decorrem estes encontros de memória para o público escolar, os quais sensibilizam os alunos para o conceito de memória individual e coletiva e a sua preservação no futuro.

14 e 31 de janeiro, 21 e 28 de fevereiro, 6 e 13 de março, 3 de abril, 8 e 22 de maio e 4 de junho, das 10 às 12 ou das 14.30 às 16.30 horas, no Núcleo da Mundet – Centro de Documentação e Informação

PÚBLICO ESCOLAR

05_600.jpg

600 anos de Moagem

Exposição evocativa dos 600 anos de atividade do Moinho de Maré de Corroios, que contribui para documentar e reinterpretar a história da moagem maremotriz no Seixal e no estuário do Tejo, num processo de construção e desconstrução de memórias. A visita convida a uma reflexão acerca do valor histórico e técnico deste tipo de estruturas e das potencialidades energéticas oferecidas pelo mar.

De terça a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas e sábados e domingos, das 14 às 17 horas, no 
Núcleo do Moinho de Maré de Corroios 

PÚBLICO EM GERAL

06_Distritos.jpg

Sugestão de leitura

O Centro de Documentação e Informação destaca como sugestão de leitura a obra «As Freguesias dos Distritos de Lisboa e Setúbal nas Memórias Paroquiais de 1758. Memórias, História e Património», com a coordenação de José Viriato Capela. Este é um novo volume desta extensa obra, agora sobre os territórios dos atuais distritos de Lisboa e Setúbal,em que se incluiem naturalmente as memórias do concelho do Seixal, apresentando importante documentação proveniente dos relatórios dos responsáveis paroquiais que registaram tudo o que dizia respeito às suas circunscrições, antes e depois do terramoto de 1755. 

 

PÚBLICO EM GERAL

 
 

 

DEZEMBRO 2019

01_sacos_papel.jpg

Workshop de sacos de papel para o Natal

Nesta época do Natal e das prendas, propomos que experimente, em família, fazer os seus próprios sacos e embalagens de papel mais sustentáveis.
Este workshop é dinamizado pela Tipografia do Papeleiro Doido e dá a conhecer as ferramentas necessárias, os materiais que podemos utilizar e tudo o que é preciso saber para construir sacos de papel reciclado. Serão uma boa alternativa aos tradicionais embrulhos de Natal.
  Esta iniciativa, que se realiza no Núcleo da Mundet, integra ainda uma visita prévia ao Espaço Memória Tipografia Popular do Seixal.
A participação gratuita, mas de inscrição prévia obrigatória pelo email: ecomuseu.se@cm-seixal.pt

7 de dezembro, sábado, das 15 às 17 horas, Espaço Memória – Tipografia Popular e Núcleo da Mundet

FAMÍLIAS

03_searinhas.jpg

Searinhas de Natal 

No Moinho de Maré de Corroios e em plena quadra natalícia, retomamos a tradição de fazer searinhas, através da germinação de bagos de aveia, trigo e outros cereais, para colocar junto dos presépios com o pedido de boas colheitas.
Participação gratuita, mas de inscrição prévia obrigatória.

De 3 a 6 de dezembro, das 10 às 12 ou das 14.30 às 16.30 horas, Núcleo do Moinho de Maré de Corroios

PÚBLICO ESCOLAR

 
04_ideiasNatal01.jpg

Ideias para o Natal 

Neste ateliê, vamos conhecer as origens e as tradições associadas ao Natal e elaborar postais originais, utilizando fotografias e outros recursos documentais do Centro de Documentação e Informação do Ecomuseu Municipal.
Participação gratuita, mas de inscrição prévia obrigatória.

10 de dezembro, das 10 às 12 ou das 14.30 às 16.30 horas, Núcleo da Mundet – Centro de Documentação e Informação

PÚBLICO ESCOLAR

05_BarcosMemorias.jpg

Barcos, Memórias do Tejo

Exposição de modelos dos principais tipos de barcos do estuário do Tejo, de tráfego local e de pesca, assim como de outros objetos do acervo do Ecomuseu Municipal que documentam e dão a conhecer as técnicas de construção naval em madeira .
 

De 3.ª a 6.ª feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas
Sábados e domingos, das 14 às 17 horas
Núcleo Naval, Arrentela.

PÚBLICO ESCOLAR

05_bolo.jpg

Oficina de Confeção de Bolos de Natal

Nesta oficina, vamos conhecer o Moinho de Maré de Corroios e confecionar bolos de Natal em colaboração com uma instituição convidada.
A visita é gratuita, mas a participação na oficina implica o pagamento de 5 euros por adulto e de 3,5 euros por criança (até 17 anos). Inscrições limitadas e obrigatórias através do email ecomuseu.se@cm-seixal.pt ou do telefone 210 976 112. A deslocação é assegurada em autocarro municipal.

15 de dezembro, domingo, das 14.30 às 19 horas, no Núcleo do Moinho de Maré de Corroios e outros locais

PÚBLICO JUVENIL E ADULTO

06_sugestao_1.jpg

Sugestão de leitura

O Centro de Documentação e Informação destaca como sugestão de leitura o livro «Património Arquitectónico Civil de Setúbal e Azeitão», com a coordenação científica de António Cunha Bento, Inês Gato de Pinho e Maria João Pereira Coutinho. Nesta obra, reúnem-se contributos de vários autores que revelam aspetos ligados à história do património edificado mais significativo da região: palácios urbanos e rurais, conventos, mosteiros e igrejas, com função religiosa, e alguns edifícios de uso corrente.

 

PÚBLICO EM GERAL

 
 

 

NOVEMBRO 2019

01_VisitaMoagem03.jpg

Visita promove património moageiro

A visita temática Conservar, Investigar, Divulgar: Paisagens Tecnológicas em Torno da Moagem promove a divulgação e a sensibilização para o valor do património moageiro preservado por três instituições distintas, assim como do saber-fazer que lhe está associado, mobilizando diferentes disciplinas científicas, entre as quais a antropologia, a etnografia, a história e a museologia.       A atividade está integrada no programa da Semana da Ciência e da Tecnologia e do Dia Nacional da Cultura Científica e inclui a visita ao Museu Nacional de Etnologia (DGPC), à antiga Manutenção Militar (EGEAC / Fábrica de Moagem no Hub Criativo do Beato) e ao Núcleo do Moinho de Maré de Corroios.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia pelo email: ecomuseu.se@cm-seixal.pt. A deslocação é assegurada em autocarro municipal.

Sábado, 23 de novembro, das 10 às 17 horas, no Núcleo do Moinho de Maré de Corroios, Museu Nacional de Etnologia e antiga Manutenção Militar

PÚBLICO EM GERAL

02_cogumelos01.jpg

Conhecer e degustar cogumelos na Fábrica da Pólvora 

Numa época do ano em que diversas espécies de cogumelos selvagens despontam na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços, decorre uma visita, com a colaboração da Ecofungos – Associação Micológica e da L1B – Associação Cultural, para dar a conhecer as particularidades destes fungos, percorrendo os espaços exteriores desta antiga fábrica. A iniciativa, que integra o programa nacional da Semana da Ciência e da Tecnologia, termina com um momento de degustação preparado pelo chefe Jorge Rodrigues. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.
Será ainda apresentado publicamente o guia de campo «Cogumelos na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços».

Domingo, 24 de novembro, das 15 às 18 horas, na Extensão na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços.

PÚBLICO EM GERAL

 
03_gutenberg_4.jpg

Descobertas no Ecomuseu e a bordo de uma embarcação tradicional 

Durante o mês de novembro e integrado na programação nacional da Semana da Ciência e da Tecnologia, as escolas são convidadas a explorarem espaços e recursos museológicos do Ecomuseu, realizando várias atividades, entre elas determinar escalas e descobrir o património na paisagem envolvente do Núcleo Naval, descobrir a máquina a vapor na antiga Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços ou conhecer uma réplica da prensa de Gutenberg no Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal.
O programa inclui ainda um passeio a bordo de um barco tradicional do Tejo, focando aspetos científicos e técnicos relacionados com a navegação.
As inscrições são gratuitas, mas limitadas às vagas existentes.
A iniciativa é realizada no âmbito de candidatura do Plano Educativo Municipal ao PORL 2020 - Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar.

Em novembro, de 3.ª a 6.ª feira, das 10 às 12 e das 14.30 às 16.30 horas, nos locais indicados.

PÚBLICO ESCOLAR

04_olaria_romana_6.jpg

Uma olaria romana a descobrir

Em plena zona urbana de Corroios, é possível continuar a acompanhar os trabalhos arqueológicos em curso na Olaria Romana da Quinta do Rouxinol, único monumento nacional do município do Seixal, e ficar a conhecer a arquitetura e o modo de funcionamento dos fornos cerâmicos que produziram ânforas e loiça doméstica entre os séculos III e V.
A entrada é livre.

Sábado, 9 de novembro, às 10.30, 11.30, 15 e 16 horas, no núcleo da Olaria Romana da Quinta do Rouxinol

PÚBLICO EM GERAL

05_CursoEscultura01.jpg

Mostra de trabalhos de curso de escultura

Apresentação pública do trabalho desenvolvido no Curso de Escultura com Tomé Coelho, uma iniciativa inserida na programação da residência artística de Musa paradisiaca na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços. A entrada é livre.
Esta mostra é antecedida de uma visita acompanhada à fábrica, com início às 14 horas, de participação gratuita, mas de inscrição prévia obrigatória.

Domingo, 10 de novembro, às 15.30 horas, na extensão na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços

PÚBLICOJUVENIL E ADULTO

06_Sugestao01.jpg

Sugestão de leitura

O Centro de Documentação e Informação destaca a monografia The Routledge Companion to Intangible Cultural Heritage, com edição de Michelle L. Stefano e Peter Davis, datada de 2017. Uma obra com uma abordagem interdisciplinar baseada nas teorias e práticas dos estudos sobre património e museus, antropologia, estudos folclóricos, etnomusicologia, estudo de política cultural e legislação, com os contributos de vários especialistas.

 

PÚBLICO EM GERAL

 
 

 

OUTUBRO 2019

00_papel.jpg

Fazer Papel em 3 Tempos

Sabia que qualquer pessoa pode fazer papel em casa? Neste workshop, dinamizado pela Tipografia do Papeleiro Doido, vamos ficar a conhecer os materiais e tudo o que é preciso saber para fazer e reciclar papel, incluindo quais são e como construir as ferramentas necessárias.  

As inscrições são gratuitas junto do Serviço Educativo do Ecomuseu através do email: ecomuseu.se@cm-seixal.pt

19 de outubro, sábado, na extensão no Espaço Memória – Tipografia Popular

PÚBLICO JUVENIL E ADULTO

01_olaria_1.jpg

Uma Olaria Romana a Descobrir

Em plena zona urbana de Corroios, pode acompanhar os trabalhos arqueológicos em curso na Olaria Romana da Quinta do Rouxinol, o único monumento nacional do Seixal e ficar a conhecer a arquitetura e o modo de funcionamento dos fornos cerâmicos que produziram ânforas e loiça doméstica entre os séculos III e V. 
A entrada é livre.
 

12 de outubro, sábado, às 10.30, 11.30, 15 e 16 horas, no núcleo da Olaria Romana da Quinta do Rouxinol

PÚBLICO JUVENIL E ADULTO

 
02_mensagens.jpg

Mensagens de Amor Quem as Não Tem?

Estão abertas as inscrições para este projeto alusivo ao Dia dos Namorados, dirigido ao 2.º e 3.º ciclo do ensino básico. Os professores responsáveis poderão ainda participar numa sessão de escrita criativa no dia 24 de outubro, das 17.30 às 19 horas, no Centro de Documentação e Informação do Ecomuseu Municipal.
As inscrições são gratuitas pelo email: ecomuseu.se@cm-seixal.pt

Até 21 de outubro, segunda-feira

PÚBLICO ESCOLAR

03_maquina.jpg

À Descoberta de Uma Máquina a Vapor

Visitas à Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços para dar a conhecer a sua história e como funcionam uma caldeira e uma máquina a vapor centenárias.
As inscrições são gratuitas pelo email: ecomuseu.se@cm-seixal.pt.

De 22 a 25 de outubro, das 10 às 12.30 e das 14.30 às 17.30 horas, na extensão da Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços

PÚBLICO ESCOLAR

04_saude.jpg

A Saúde no Seixal

Uma exposição sobre a saúde no concelho, desenvolvida em parceria com a Agrupamento de Centros de Saúde de Almada-Seixal, com vários objetos do acervo do Ecomuseu Municipal e um trabalho plástico realizado por crianças do Centro Paroquial de Bem Estar-Social de Arrentela - ATL Pica Pau.

Até 18 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, no átrio dos Serviços Centrais da autarquia

PÚBLICO EM GERAL

05_cogumelos_01_0.jpg

Sugestão de leitura

O Centro de Documentação e Informação destaca do seu boletim bibliográfico de setembro de 2019 o guia «Cogumelos na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços. Guia de Campo» que resulta do trabalho de parceria estabelecido entre o Ecomuseu, a Ecofungos – Associação Micológica e a L1B – Associação Cultural.

 

PÚBLICO EM GERAL

 
 

 

SETEMBRO 2019

00_fabrica_polvora_4_0.jpg

Seixal assinala as Jornadas Europeias do Património

Subordinadas ao tema «Artes Património Lazer», as Jornadas Europeias do Património 2019, têm início no dia 28 de setembro,  com a visita  Património Industrial – em busca de sustentabilidade, na antiga Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços.  Esta iniciativa resulta da colaboração entre o Ecomuseu Municipal e a Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNL), no âmbito projeto IH4 Future: Cultura material, cultura científica: Património Industrial para o futuro.  Neste dia, inicia-se também o ciclo anual de visitas livres ao núcleo da Olaria Romana da Quinta do Rouxinol, único monumento nacional do município.   

É uma oportunidade para conhecer a arquitetura e o modo de funcionamento dos fornos cerâmicos que produziram ânforas e loiça doméstica,  entre os séculos III e V. Ao final da tarde, pode participar em mais uma  conversa Tipografando, no Espaço Memória Tipografia Popular do Seixal,  desta vez com o convidado João Alves Dias,  professor na Universidade Nova de Lisboa.
O programa encerra a 29 de setembro, com a Oficina de Confeção de Pão - Do Moinho à Mesa, que inclui visita ao Moinho de Maré de Corroios e aos moinhos de vento da Serra do Louro, em Palmela.

Dias 28 e 29 de setembro, em diversos horários e locais

PÚBLICO EM GERAL

01_SNS.jpg

Comemorar os 40 anos do Serviço Nacional de Saúde

No dia 16 de setembro é inaugurada a  exposição A Saúde no Seixal, passado, presente e futuro, no átrio dos Serviços Centrais da Autarquia. Esta iniciativa resultou de uma  parceria interna com o Departamento de Desenvolvimento Social e Desporto e teve a colaboração do Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal (ACES) e do Centro Paroquial de Bem Estar Social de Arrentela - ATL Pica Pau, através de um trabalho realizado pelas  crianças durante o ano letivo 2018/19.

De 16 de setembro a 18 de outubro, no átrio dos  Serviços Centrais da Autarquia

PÚBLICO EM GERAL

 
02_Visitas.jpg

Novo ano letivo no Ecomuseu

Na abertura do novo ano letivo, com o lançamento do Programa de Iniciativas 2019/20, o Serviço Educativo continua à disposição da comunidade escolar para agendar ateliês, visitas, a participação em projetos e, também, para receber professores e educadores, que queiram explorar o património através de outras abordagens. Pelo telefone 210976112 ou pelo email: ecomuseu.se@cm-seixal.pt, aguardamos as solicitações de todos os interessados que connosco queiram agendar reunião ou  iniciativas. 

De segunda a sexta-feira, das 9.30 às 12 e das 14.30 às 17 horas, núcleos e extensões do Ecomuseu Municipal do Seixal

PÚBLICO ESCOLAR

03_escultura_0.jpg

Curso de escultura com Tomé Coelho

Até ao dia 10 de outubro, pode inscrever-se no curso de escultura coordenado pelo escultor Tomé Coelho e orientado para o trabalho coletivo com madeira,  partindo dos recursos existentes na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços. Esta iniciativa, acontece aos domingos e está inserida na programação da residência artística de Musa paradisiaca, em parceria com a MArt (estrutura de formação nas artes visuais).

De 13 de outubro a 10 de novembro, aos domingos, na Extensão na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços

PÚBLICO EM GERAL

04_MART.jpg

Apresentação da residência MArt na «Casa-animal»

Nesta sessão pública e de entrada livre,  fique a conhecer a residência artística na «Casa-animal» (escultura-arquitectura de Musa paradisiaca com Miguel Roxo).  Com a parceria da MArt (estrutura de formação nas artes visuais) e com a coordenação de Miguel Ferrão e Eduardo Guerra, esta iniciativa decorre na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços.

Dia 2  de outubro,  às 16 horas,  na Extensão na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços

PÚBLICO EM GERAL

05_republica.jpg

Ateliê A minha História da República

Para assinalar a data da Implantação da República em Portugal, comemorada a 5 de outubro, vai realizar-se um ateliê de construção e ilustração de um livro, alusivo à história da revolução republicana. Esta iniciativa pretende dar a conhecer os principais acontecimentos deste dia no país e no Seixal, e descobrir os seus protagonistas.
 

Dia 4 de outubro, das 10 às 12 ou das 14.30 às 16.30 horas, Núcleo da Mundet/Centro de Documentação e Informação

PÚBLICO ESCOLAR

 

06_tejo.jpg

Visitas  a  pé  e passeios no Tejo

No início deste novo ano letivo, o Ecomuseu volta a promover as visitas temáticas A Pé pelo concelho, nos núcleos urbanos antigos de Amora, Arrentela e Paio Pires, assim como  passeios no Tejo em embarcação tradicional à vela, para divulgar a baía do Seixal e o património envolvente, junto da comunidade escolar. Estas iniciativas ocorrem no final do mês de setembro e durante o mês de outubro.

Diversos horários e locais 

PÚBLICO ESCOLAR

 

07_moagem.jpg

600 anos de moagem no Moinho de Maré de Corroios

A Exposição evocativa dos 600 anos de atividade do Moinho de Maré de Corroios tem como objetivo documentar e reinterpretar a história da moagem maremotriz no Seixal e no estuário do Tejo. A visita a este espaço convida a uma reflexão acerca do valor histórico e técnico deste tipo de estruturas e das potencialidades energéticas oferecidas pelo mar.

De terça a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas, sábados e domingos, das 14.30 às 18.30 horas (de junho a setembro) e das 14 às 17 horas (de outubro a maio).

PÚBLICO EM GERAL

 

08_sugestao.jpg

Sugestão de leitura

O Centro de Documentação e Informação (CDI) destaca do seu boletim bibliográfico de julho/agosto de 2019, o catálogo «Associação Protetora da Primeira Infância: da recuperação dos objetos à preservação da memória». Nesta obra são apresentados aspetos relacionados com a intervenção arquitetónica do edificado deste antigo lactário da APPI, localizado em Lisboa.

FUNDAÇÃO ABOIM SANDE LEMOS - Associação Protetora da Primeira Infância: da recuperação dos objetos à preservação da memória . Lisboa : Fundação Aboim Sande Lemos, 2019. 125 p

 

 

JULHO 2019

00_ecomuseu.jpg

Este verão descubra de barco o Ecomuseu

No mês de julho têm início os passeios temáticos a bordo das embarcações tradicionais para dar a conhecer os diferentes espaços do Ecomuseu Municipal e outros sítios de interesse patrimonial. O primeiro passeio começa na Olaria Romana da Quinta do Rouxinol, com uma visita ao único monumento nacional do concelho, e termina com um percurso de barco pelo sapal de Corroios, com desembarque no Seixal.  
A segunda sugestão será navegar entre o Seixal e Corroios, com desembarque no moinho de maré e que seguirá até à Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços, para visitar uma caldeira e uma máquina a vapor centenárias e em funcionamento. 
 

No início de agosto, o Moinho de Maré de Corroios acolhe também uma visita seguida de embarque para uma viagem pelo sapal de Corroios e pela Baía do Seixal e para conhecer os vários moinhos de maré existentes na Ponta dos Corvos.
As inscrições são gratuitas junto do Serviço Educativo do Ecomuseu através do email: ecomuseu.se@cm-seixal.pt.

Julho e agosto, de terça a sexta-feira, em diversos horários e locais

PÚBLICO JUVENIL E ADULTO

01_biodiversidade.jpg

Biodiversidade na Fábrica de Pólvora

Em plena zona urbana de Corroios, a Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços, atual extensão do Ecomuseu Municipal, pode ser vista como uma ilha de biodiversidade e revelar-nos múltiplos indícios da evolução deste lugar ao longo dos séculos XX-XXI, de espaço rural a industrial e urbanizado. Com a parceria com do Grupo Flamingo, realiza-se um percurso de campo nesta antiga fábrica, com a dinamização do biólogo Mauro Hilário.
As inscrições são gratuitas junto do Serviço Educativo do Ecomuseu através do email: ecomuseu.se@cm-seixal.pt.
 

Sábado, 13 de julho, às 17 horas, na Extensão na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços

PÚBLICO JUVENIL E ADULTO

 
02_polvora.jpg

Férias de verão no Ecomuseu

Ainda há vagas para algumas das iniciativas programadas durante as férias de verão destinadas a ATL e outros grupos organizados. Para aproveitar o bom tempo, as propostas passam por visitas a pé pelos núcleos urbanos antigos do concelho e ateliês de expressão plástica ao ar livre para produção de murais inspirados em motivos e materiais alusivos ao Moinho de Maré de Corroios e à Fábrica da Pólvora de Vale de Milhaços. As inscrições são gratuitas junto do Serviço Educativo do Ecomuseu através do email: ecomuseu.se@cm-seixal.pt.

Julho, de segunda a sexta-feira, em diversos horários e locais

ATL E OUTROS GRUPOS COM CRIANÇAS DOS 6 AOS 12 ANOS

04_gutenberg.jpg

Gutenberg no Seixal

Johannes Gutenberg desenvolveu e criou as técnicas e os engenhos que moldaram o mundo moderno. Concebeu os tipos móveis metálicos e construiu a prensa de imprimir texto, a tipografia, uma forma de fazer livros, mais rápida e mais perfeita. Esta visita dá a conhecer e mostra em funcionamento uma réplica desta prensa de há quase 600 anos. As inscrições são gratuitas junto do Serviço Educativo do Ecomuseu através do email: ecomuseu.se@cm-seixal.pt.

Até 14 de julho, de quarta-feira a domingo, das 10 às 12.30 e das 14.30 às 17.30 horas, no 
Espaço Memória – Tipografia Popular, no Seixal

PÚBLICO EM GERAL

05_BarcosMemorias.jpg

Barcos, Memórias do Tejo

Exposição de modelos e miniaturas dos principais tipos de barcos do estuário do Tejo, de tráfego local e de pesca, e outros objetos do acervo do Ecomuseu que documentam e dão a conhecer as técnicas de construção naval em madeira. São ainda abordadas a memória do lugar do antigo estaleiro naval onde se situa este núcleo, o trabalho de marítimos, pescadores, carpinteiros de machado, calafates e pintores, bem como alguns aspetos da religiosidade e festividades no estuário do Tejo.

A exposição irá encerrar temporariamente entre 15 de julho e 18 de agosto, no
Núcleo Naval, em Arrentela

PÚBLICO EM GERAL

06_800AnosSaude.jpg

Sugestão de leitura

O Centro de Documentação e Informação destaca do seu boletim bibliográfico de junho de 2019 o catálogo «800 Anos de Saúde em Portugal», da exposição com o mesmo nome, que esteve patente entre abril de 2017 e abril de 2018, no Museu da Saúde, localizado no Hospital dos Capuchos, em Lisboa. Trata-se de um catálogo que descreve sumariamente a história da saúde no nosso país, com peças e objetos relevantes para a evolução da medicina através da história, oriundos de instituições públicas e de colecionadores privados, cujo inventário se encontra integrado ao longo do texto.

 

PÚBLICO EM GERAL

 
 

 

JUNHO 2019

01_pintarmoinho01.jpg

Férias de Verão no Ecomuseu

Já estão abertas as inscrições para as várias iniciativas programadas durante as férias de verão destinadas a ATL e outros grupos organizados, com crianças dos 6 aos 12 anos.
Aproveitando o bom tempo, vão decorrer visitas aos núcleos urbanos antigos do concelho, passeios no Tejo a bordo de embarcações tradicionais e ateliês de expressão plástica ao ar livre, para produção de murais inspirados em motivos e materiais alusivos ao Moinho de Maré de Corroios e à Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços.

No Centro de Documentação e Informação haverá também vários ateliês temáticos, seja à descoberta da fotografia, construindo histórias ou desvendando mapas, e no Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal sugere-se ainda recuar no tempo para ficar a conhecer uma réplica da prensa de Gutenberg criada há quase 600 anos.
As inscrições são gratuitas junto do Serviço Educativo do Ecomuseu através do email: ecomuseu.se@cm-seixal.pt.

Julho, de segunda a sexta-feira, em diversos horários e locais

ATL E OUTROS GRUPOS ORGANIZADOS

02_circuito_polvora_23.jpg

Circuito da Pólvora Negra

Visita orientada para conhecer o sítio da antiga Fábrica de Pólvora, cuja instalação numa zona arborizada e agrícola de Vale de Milhaços remonta ao século XIX, e interpretar o património industrial do Circuito da Pólvora Negra, com percurso por várias oficinas de produção, incluindo uma demonstração do funcionamento de uma caldeira e da máquina a vapor, marca Joseph Farcot, de 1900.
As inscrições são gratuitas junto do Serviço Educativo do Ecomuseu através do email: ecomuseu.se@cm-seixal.pt.

Sábado, 15 de junho, às 17 horas, na Extensão na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços

PÚBLICO JUVENIL E ADULTO

 
03_torneio_malha_ems_2.jpg

Torneio de Malha Fábrica de Pólvora

Atividade inserida no calendário de Jogos Tradicionais 2019 no Seixal, em que se proporciona simultaneamente conhecer o espaço exterior da Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços.
As inscrições decorrem junto do Clube Associativo de Santa Marta do Pinhal através do email: andressousa1956@gmail.com ou do Ecomuseu, pelo contacto: 915 521 512.

Domingo, 16 de junho, das 8 às 20 horas, na Extensão na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços

PRATICANTES DE MALHA E ACOMPANHANTES

04_moinho.jpg

Horários de verão

Entre os dias 1 de junho e 29 de setembro, os horários de abertura ao público aos fins de semana dos núcleos Naval, em Arrentela, e Moinho de Maré, em Corroios, são das 14.30 às 18.30 horas. De terça a sexta-feira, os horários mantêm-se entre as 9 e as 12 e as 14 e as 17 horas. A extensão no Espaço Memória Tipografia Popular do Seixal continua a abrir de quarta-feira a domingo, das 10 às 12.30 e das 14.30 às 17.30 horas. 
As entradas são gratuitas! 

 

PÚBLICO EM GERAL

05_MAmor.jpg

Mensagens de Amor Quem as Não Tem?

A exposição produzida no âmbito do projeto Mensagens de Amor Quem as Não Tem? resulta do trabalho realizado, este ano letivo, com alunos e professores da Escola Secundária Dr. José Afonso, da Escola Básica Carlos Ribeiro e da Escola Básica Nun’Álvares. Depois da sua exibição, em fevereiro, na Biblioteca Municipal do Seixal, e em maio, na Feira de Projetos Educativos, esta exposição irá concluir, em junho, o seu período de itinerância pelas escolas envolvidas no referido projeto.
A iniciativa conta com o financiamento do PORL 2020.
 

De 11 a 17 de junho, na Escola Básica Nun’Álvares, em Arrentela

PÚBLICO ESCOLAR

06_leitura.jpg

Sugestão de leitura

O Centro de Documentação e Informação destaca do seu boletim bibliográfico de maio a obra Profissões, Artes e Ofícios Tradicionais Portugueses, de Cidália Vargas Pecegueiro, João Mariano e Joana Nina. Um interessante trabalho que se assume como uma etnografia de emergência que resgata do esquecimento saberes-fazer ameaçados pela tecnologia e pelo desuso.

 

PÚBLICO EM GERAL

 
 

 

MAIO 2019

01_noitemuseus.jpg

Jazz e passeios no Tejo na Noite dos Museus

No Seixal, esta noite tão especial é celebrada no Núcleo Naval do Ecomuseu (Arrentela) e a bordo de uma embarcação tradicional do Tejo, um evento que associa a programação de ações de animação de natureza diversa à prática generalizada de abertura dos museus, um pouco em todo o mundo, para além do horário regular (até à 1 hora do dia seguinte).   Pelas 21.30 horas, sobe ao palco do Núcleo Naval o trio liderado pelo músico Zé Soares e a voz de Maria Anadon, para um concerto com o selo SeixalJazz 2019 – Marca Vinte. Ao som da música, aproveite para visitar a exposição Barcos, memórias do Tejo e após o espetáculo, realizam-se dois passeios no Tejo, a bordo de uma embarcação tradicional, onde a participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória (até dia 16 de maio) e limitada aos lugares disponíveis. 

Espetáculo Zé Soares Trio Convida Maria Anadon – SeixalJazz 2019 – Marca Vinte, 18 de maio, sábado, das 21.30 às 22.30 horas, Núcleo Naval (marginal de Arrentela)

Passeios noturnos no Tejo, 18 de maio, sábado, das 23 às 24 horas e 19 de maio, domingo, das 0 à 01 hora, Estação Náutica do Seixal

PÚBLICO GERAL

02_psemcn.jpg

Polo do Seixal do Conservatório em concerto

Associado ao brinde de parabéns que assinala o 37.º aniversário do Ecomuseu Municipal, a 18 de maio, bem como o Dia Internacional dos Museus, realiza-se, junto do Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal, na Praça Luís de Camões, um concerto dos alunos do Polo do Seixal da Escola Artístiva de Música do Conservatório Nacional. Esta escola de música está instalada, desde 2013, no edifício da creche da antiga fábrica corticeira Mundet, no Seixal, e leciona cursos de Iniciação Musical, de Classe de Conjunto e de Instrumento, destinados aos mais novos.   

18 de maio, sábado, das 15 às 16 horas, Extensão no Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal

PÚBLICO EM GERAL, ALUNOS DO PSEMCN E AMIGOS

 
03_tipografando.jpg

Tipografando… com o Maestro António Victorino d'Almeida

O maestro António Victorino d'Almeida é o convidado do próximo Tipografando com…, uma iniciativa dinamizada pelo Ecomuseu Municipal do Seixal e que tem vindo a promover momentos de conversa em torno da arte da tipografia, apelando à partilha de memórias, experiências e opiniões, entre o público e diversas individualidades.
Nesta edição, será abordada a ligação entre a arte tipográfica e a produção e divulgação musical. A participação nesta iniciativa é livre, mas limitada aos lugares disponíveis.

 

18 de maio, sábado, das 16 às 17 horas, Extensão no Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal

PÚBLICO EM GERAL

04_postalecomuseu01.jpg

Um postal para o museu

Na véspera das comemorações do aniversário do Ecomuseu, convidamos os participantes deste ateliê a ilustrar um postal de parabéns, a partir de imagens dos diversos núcleos do museu e do seu acervo.

17 de maio, sexta-feira, das 10 às 12 e das 14.30 às 16.30 horas, Núcleo da Mundet/Centro de Documentação e Informação

PÚBLICO ESCOLAR

06_rodaolaria.jpg

À Roda de Uma Olaria

Visita à Olaria Romana da Quinta do Rouxinol, em Corroios, e sua envolvente, dando especial destaque ao sítio arqueológico e aos elementos naturais que contribuíram para a sua existência neste local entre os séculos II e V.

18 de maio, sábado, das 15 às 17 horas, Núcleo da Olaria Romana da Quinta do Rouxinol

PÚBLICO EM GERAL

07_reconhecerpatrimonio.jpg

Reconhecer e proteger o património arqueológico

Passeio pela praia da Ponta do Mato/Ponta dos Corvos onde, durante a descida da maré, é frequente observar fragmentos de ânforas, telhas, tijolos, loiça doméstica e outras cerâmicas romanas, à mistura com materiais modernos e contemporâneos. A participação nesta iniciativa é gratuita, de inscrição obrigatória. 

19 de maio, domingo, das 9 às 11 horas, Ponta do Mato/Ponta dos Corvos 

PÚBLICO EM GERAL

08_FabricaPolvora.jpg

Oficinas abertas na Fábrica da Pólvora

Durante esta oficina, os participantes vão ficar a conhecer melhor, por exemplo, que tecnologias e que saberes técnicos foram transmitidos por várias gerações de trabalhadores para a Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços funcionar com energia produzida pelo vapor desde a última década do século XIX até ao início do século XXI. A participação nesta iniciativa é gratuita, de inscrição obrigatória.

19 de maio, domingo, das 15 às 17 horas, Extensão da Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços 

PÚBLICO EM GERAL

09_Pernalonga_0.jpg

Um Perna-longa no Moinho

Um perna-longa, D. Nuno Álvares Pereira, um moleiro e a sua neta são as personagens de um teatro de fantoches. Através deles, os participantes são convidados a descobrir a história do Moinho de Maré de Corroios e a experimentar algumas das tarefas do trabalho dos moleiros. A participação nesta iniciativa é gratuita, de inscrição obrigatória. 

19 de maio, domingo, das 16 às 17 horas, Núcleo do Moinho de Maré de Corroios 

FAMÍLIAS COM CRIANÇAS ATÉ 10 ANOS E PÚBLICO EM GERAL

10_sugestaoleitura_0.jpg

Sugestão de leitura

O Centro de Documentação e Informação destaca do seu boletim bibliográfico abril de 2019 a obra «A Lusitânia e Galécia - do séc. II a.C. ao séc. VI d.C», de autoria de Jorge de Alarcão. Este trabalho surge após a realização de dois estudos anteriores, do mesmo autor, sobre o domínio dos romanos no nosso país, apresentando novos dados trazidos por arqueólogos, numismatas, epigrafistas e historiadores.  

 

 

 

 

Páginas