HOME
DESPORTO
EXPOSIÇÕES
FORMAÇÃO
MÚSICA
TEATRO
+ MARÇO JOVEM
FOTO GALERIA
POSTO DE ESCUTA
FESTIVAL DE MÚSICA
MODERNA DE CORROIOS
FITASx - 1ª MOSTRA DE CINEMA
E VÍDEO DO SEIXAL
MARÇO FORAS D'HORAS SEIXALMODA

HISTORIAL

   
1993
Este foi o ano da primeira edição do Março Jovem. Destacou-se o primeiro Drive In Arte, exposição de pintura em grande formato, a actuação dos Ena Pá 2000 e um ciclo de Cinema Fantástico. Nesta primeira edição houve lugar ainda para debates nas escolas secundárias do concelho sobre toxicodependência, sexualidade e reinserção social.
 
1994
Neste ano, a iniciativa desenrolou-se ao longo de uma quinzena. Exposições, música, debates, cinema e desporto foram as principais áreas da programação, destacando-se o Concurso de Nova Música Portuguesa “Seixal Rock 94”, um debate sobre racismo, demonstrações de skate, jogos tradicionais e um concerto com os Ramp.
     
1995
Em 1995, ano da segunda edição, a música foi a maior aposta. Neste ano aconteceu a 1ª edição do Indies Fórum, um encontro de Editoras Discográficas Independentes que trouxe ao Seixal nomes como Janita Salomé e More República Maçónica. Destaca-se também os espectáculos dos Despe e Siga e General D, assim como as Noites Acústicas, iniciativa realizada em bares do concelho com bandas de garagem.
 
1996
Ainda com o nome de Moda Jovem, o Seixalmoda passou a estar incluído no Março Jovem a partir da edição de 1996. A iniciativa pretende divulgar os novos estilistas e modelos do concelho. A nível de concertos, destaque para o concerto dos Ramp, Alcoolémia, Dixit e para as Noites de Lua Cheia. Destaque ainda para os torneios Inter Escolares de futebol e voleibol.
     
1997
Em 1997, destaque para o Metal com um concerto a cargo de 4 bandas: The Blood Divine (Inglaterra), Heavenwood, Incognita e Sarcastic. Destaque, ainda para um concertos com os UHF. A dance music esteve também presente numa rave party produzida pelo X-Club. Neste ano, realizaram-se ainda diversas exposições, workshops e demonstrações de skate.
 
1998
Em 1998, Os Sítios da Noite do Março Jovem levaram aos bares do Concelho do Seixal vários estilos musicais com nomes conhecidos como João Gomes e Tiago (Cool Hipnoise), Manelito, (Alcoolémia), Rui Duarte (Ramp) ou Rui Unas. Também neste ano, houve uma exposição colectiva de Caricatura e Cartoon produzida pela Humorgrafe que incluiu a Festa da Caricatura com execução de caricaturas ao vivo. De destacar também um concerto que juntou Lulu Blind, Wonderland e Blind Zero no mesmo palco.
     
1999
Na sexta edição do Março Jovem, destaque para as actividades ao ar-livre com um torneio de paint ball, canoagem na Ria de Aveiro, um passeio de cicloturismo e provas de orientação e observação no Seixal e na Serra da Arrábida. Este é o ano da primeira edição do Sons de Garagem, um festival com novas bandas do Seixal. Em concerto, estiveram os Kussondulola e, a encerrar a iniciativa, um festival de Tunas Académicas. Um concurso de Graffitis inter escolas, um debate sobre sexualidade e workshops de música completaram a programação do Março Jovem em 1999.
 

2000
Não Fiques a Secar, foi o lema do Março Jovem 2000. Pela primeira vez, os concertos aconteceram num só local. Pela Tenda Março Jovem passaram o Megafone, projecto de João Aguardela (Sitiados), a segunda edição dos Sons de Garagem, bandas de metal, hip-hop e jazz e a Feira do Metal com venda de diversos materiais relacionados com este estilo. Nesta edição houve ainda lugar para o teatro com a peça “Entre Duas Terras”, de Paula Perdigão, e para a poesia com a iniciativa “Vozes do Mar”.

     
2001
O Seixal Attack marcou o início do Março Jovem 2001. Durante os dois primeiros dias deste mês, 9 bandas de metal actuaram no Seixal. A Mostra de Vídeo Arte - Intervenção 01, teve a sua estreia nesta edição, juntou a música de bandas como os Wray Gunn ou Slamo, à projecção de vídeos de realizadores portugueses. A nível do desporto e aventura, o 1º Seixal Body Board Open, animou a praia da Sereia com conhecidos nomes deste desporto radical.
 
2002
A música portuguesa esteve em grande na edição de 2002 do Março Jovem.
A novidade deste ano foi o Espaço Março Fora d’Horas, um local de convívio nocturno com pequenos espectáculos de bandas nacionais de diversos estilos. Plástica, Teresa Gabriel, Dazzling Dizzy e uma Jam Session com músicos do concelho, foram algumas das atracções.
Do programa, destacou-se ainda a 1ª Etapa do Circuito Nacional de Clubes nas modalidades de bodyboard e surf, o Seixalmoda e um Fórum de Cooperação e Solidariedade.
     
2003
Exposições, espectáculos, workshops e desporto foram algumas das sugestões de 2003. Destaque para as actividades do Espaço Março Fora D’Horas, para a 10ª edição do Seixalmoda, e para um debate sobre o movimento associativo juvenil. Do programa destacou-se também a 1ª edição de 24 Horas de Terror – Ciclo de Cinema.
 
2004
Entre as várias novidades desta edição, importa destacar o espectáculo e lançamento do CD 2840 SX Hip-Hop, que juntou 12 projectos de Hip Hop do concelho. O espaço Março Fora D’ Horas, o Seixalmoda e o Festival de Música Moderna de Corroios foram os pontos altos do Março Jovem 2004.
     
2005
A música de produção nacional marcou, mais uma vez, forte presença no Março Jovem, em 2005, com actuação de bandas como os Dixit, Philarmonic Weed, Baruck, Ölga e Xutos & Pontapés. Entre os espectáculos, destaque ainda para uma noite de stand up comedy e outra de hip-hop e para as actuações do Grupo de Dança do Seixal e da Animateatro. Em 2005, houve ainda lugar para debates sobre Associativismo Juvenil, sobre o emprego de jovens, assim como actividades desportivas como as caminhadas.
   
     
     
ORGANIZAÇÃO LINKS FICHA TÉCNICA PROGRAMA MARÇO JOVEM (PDF)