HOME
DESPORTO
EXPOSIÇÕES
FORMAÇÃO
MÚSICA
TEATRO
+ MARÇO JOVEM
HISTORIAL
FOTO GALERIA
POSTO DE ESCUTA
FITASx - 1ª MOSTRA DE CINEMA
E VÍDEO DO SEIXAL
MARÇO FORAS D'HORAS SEIXALMODA

FESTIVAL
DE MÚSICA
DE CORROIOS

   

Promover, divulgar e apoiar novas criações da música nacional é o objectivo do Festival de Música Moderna de Corroios. Onze anos após a primeira edição (1996), foram muitos os projectos que por ali passaram alguns dos quais com créditos já firmados no panorama da música portuguesa. Yellow W Van, Ashfield, Sirius, cuja formação acompanha actualmente António Manuel Ribeiro, constituindo os UHF, e os The Poppers são alguns dos exemplos de nomes que passaram pelo festival e que hoje são certezas na nova música nacional.

Mais uma vez, o Festival de Música Moderna de Corroios abrange projectos (em grupo ou individuais) portugueses sem edições comerciais nem contrato com editoras, não inibindo a participação de quem tenha edições de autor ou temas incluídos em compilações. Este ano, além da actuação dos projectos a concurso, em três locais diferentes, o festival inclui um conjunto de iniciativas paralelas. Um encontro de músicos, um curso de iniciação à criatividade musical e um concurso de fotografia vão decorrer ao longo da iniciativa.

 
Locais:
  • Espaço Março Fora D'Horas (Antigos Refeitórios da Mundet)
  • Cine-Teatro do Ginásio Clube de Corroios
  • Auditório do Paviilhão Municipal do Alto do Moínho
  • Auditório da Oficina da Juventude do Miratejo
     


XI Festival de Música Moderna Corroios’2006

Em cada eliminatória, poderão conhecer três projectos concorrentes ao festival. As actuações decorrem a 11, 18 e 25 de Março, em três locais diferentes. O ponto de partida será o Espaço Março Fora D’Horas.

 

1.ª Eliminatória
11 de Março (sábado)
22.00h

Espaço Março Fora D´Horas (Antigos Refeitórios da Mundet)

2.ª Eliminatória
18 de Março (sábado)
22.00h

First Bar (Corroios)

3.ª Eliminatória
25 de Março (sábado)
22.00h

Ritmus Bar (Corroios)

Final
1 de Abril (sábado)
22.00h

1.ª Parte: Actuação dos dois melhores projectos a concurso
2.ª Parte: Actuação dos Wraygunn

Cine-Teatro do Ginásio Clube de Corroios

A final do 11.º Festival de Música Moderna Corroios’2006 levará ao palco do Cine-Teatro do Ginásio Clube de Corroios os dois melhores projectos, seleccionados nas três eliminatórias.

A segunda parte, que é também o espectáculo de encerramento do Março Jovem 2006, está a cargo dos Wraygunn, banda oriunda de Coimbra que hoje se encontra num lugar cimeiro entre a nova vaga de bandas nacionais. “Amateur”, em 2000, “Soul Jam”, em 2001, e “Eclesiastes 1.11”, em 2004, são os trabalhos de originais até agora editados pela banda liderada por Paulo Furtado. Temas como Lonely, Going Down ou Keep On Prayin’ são bons cartões de visita para a música dos Wraygunn, uma banda que actualmente conta com a seguinte formação: Paulo Furtado (voz e guitarras), Raquel Ralha (voz), Sérgio Cardoso (baixo), Francisco Correia (sampler, gira-discos e outros objectos), Pedro Pinto e João Doce (bateria e percussões)

     


Encontro de Músicos
Iniciativa integrada no 11º Festival de Música Moderna de Corroios 2006
4 de Março (sábado)
14.30h

Auditório Principal do Pavilhão Municipal do Alto do Moinho

 

Debater o actual estado da música portuguesa entre aqueles que mais directamente nela estão envolvidos – os músicos –, encontrando respostas para os problemas que a afectam, são os objectivos centrais deste encontro. Temas como a nova lei da rádio serão, certamente, trazidos para discussão neste encontro, destinado a músicos, produtores, jornalistas, agentes e todos aqueles que estão directa ou indirectamente relacionados com esta área cultural.

Org.: Junta de Freguesia de Corroios e Associação Barulho

     


Curso de Iniciação à Criatividade Musical

Iniciativa integrada no 11º Festival de Música Moderna de Corroios 2006
4, 11, 18 e 25 de Março (sábado)
15.00h às 18.00h

Auditório da Oficina da Juventude de Miratejo

 

Ao longo de quatro sessões, sob a orientação do Professor Pedro Almeida, pretende-se que os participantes adquiram conhecimentos a nível da composição e de arranjos através do uso de ferramentas e material musical, independentemente do estilo de música. As aulas deste curso serão baseadas em discussões sobre conceitos, estilos, ideias e materiais musicais que ajudarão a desenvolver a prática musical e a sua compreensão.

Informações e inscrições:
T. 21 253 58 14
E-mail: cultura@jf-corroios.pt

Org.: Junta de Freguesia de Corroios

     


Concurso de Fotografia do Festival
A decorrer ao longo do festival

 
Para fotógrafos amadores, curiosos da fotografia e apreciadores da nova música portuguesa.

No decorrer do XI Festival de Música Moderna Corroios’2006, os interessados estão convidados a levar a sua máquina fotográfica para os espectáculos e outros eventos, registando os melhores momentos do festival.
Às melhores obras serão atribuídos prémios, sendo que posteriormente será realizada uma exposição dos trabalhos apresentados.

Informações e inscrições:
T. 21 253 58 14
E-mail: cultura@jf-corroios.pt

Org.: Junta de Freguesia de Corroios
     
   
Festival de Música Moderna de Corroios
     
ORGANIZAÇÃO LINKS FICHA TÉCNICA PROGRAMA MARÇO JOVEM (PDF)