AMESEIXAL presente em seminário sobre política e ambiente

SeminárioA AMESEIXAL - Agência Municipal de Energia do Seixal participou no seminário A Política e o Ambiente promovido pela Escola Profissional Bento de Jesus Caraça (EPBJC).

Este foi o quinto Seminário de Promoção para a Educação para a Cidadania e decorreu no auditório da Sociedade Filarmónica União Arrentelense, no dia 12 de fevereiro.

Em representação da AMESEIXAL, Philippe Bollinger apresentou o tema «A Energia no concelho do Seixal», sobre os projetos desenvolvidos pela agência e balanço energético no concelho.

Fizeram ainda parte do painel de oradores representantes do Partido Ecologista Os Verdes, da Câmara Municipal do Seixal, da Liga para a Proteção da Natureza, da associação ZERO e da EPBJC. (...)

AMESEIXAL promove sessões sobre energia

Sessão sobre energiaEntre os dias 13 e 16 de janeiro, a Agência Municipal de Energia do Seixal (AMESEIXAL) esteve na Escola Básica de Santa Marta do Pinhal, em Corroios, a promover sessões sobre energia.

As sessões foram dirigidas a alunos do 1.º ao 4.º ciclos e abordaram os temas O que é a Energia, Alterações Climáticas, Energias Renováveis e Dicas de Poupança de Energia.

Os alunos viram esclarecidas as perguntas que colocaram sobre o tema e partilharam as suas experiências.

Sugestões

Desligue o forno 5 ou 10 minutos antes do cozinhado estar pronto. O calor remanescente é suficiente para acabar a cozedura dos alimentos e poupa 5 a 10% da energia.

Na máquina de lavar roupa opte por baixas temperaturas e sempre que possível faça lavagens a frio. A diferença entre lavar a 30º ou a 60º implica um aumento do consumo entre 200% a 400%.

Não encha muito o frigorífico ou a arca pois torna a distribuição de temperatura pouco uniforme, o que pode levar à deterioração dos alimentos. Ter a porta aberta mais tempo provoca um maior consumo energético.

A forma mais ecológica de secar roupa é aproveitando o sol e o vento. Se tiver de utilizar a máquina, faça-o na capacidade máxima.