Fundo Ambiental apoia uma nova cultura ambiental

Carro electr
icoO Fundo Ambiental lançou novas candidaturas, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020) – Produção e Consumos Sustentáveis, e estabeleceu três pilares essenciais – descarbonizar a sociedade, tornar a economia circular e valorizar o território – os quais contribuem de forma decisiva na sociedade para a alteração de comportamentos que assegurem progressos em vários objetivos de desenvolvimento sustentável.

Os três apoios podem ser consultados no site fundoambiental.pt, com os seguintes prazos para submissão:
Aviso n.º 6106/2021 Proteger a vida terrestre – prazo: 30 de abril de 2021;
Aviso n.º 6700/2021 Produção e consumo sustentáveis – prazo: 14 de maio de 2021;
Aviso n.º 6528/2021 Saúde de qualidade, água e cidades e comunidades sustentáveis – prazo: 14 de maio de 2021
(...)

AMESEIXAL em formação para conselheiros de energia

Carro electr
icoNo mês de março, os técnicos da AMESEIXAL participaram numa formação para conselheiros de energia que pretende melhorar o aconselhamento aos consumidores mais vulneráveis, contribuindo para um consumo mais eficiente da energia e para uma maior poupança na fatura energética.

O projeto europeu Soluções para Combater a Pobreza Energética (STEP), financiado pelo H2020, pretende desenvolver um modelo acessível, inovador e replicável de medidas para combater a pobreza energética. O principal objetivo é atenuar a pobreza energética, incentivando mudanças comportamentais e sugerindo soluções de eficiência energética de baixo custo, através de aconselhamento personalizado e esclarecimentos junto dos consumidores em situação de pobreza energética. (...)

Incentivo para compra de veículos de baixas emissões

Carro electr
icoO Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões é um compromisso do Fundo Ambiental desde 2017 que pretende dar continuidade à implementação de medidas de aceleração da apropriação de energias de tração alternativas e ambientalmente mais favoráveis, como a tração 100% elétrica.

Este incentivo, desenhado a pensar em pessoas singulares e coletivas, concretiza-se através da atribuição de unidades de incentivo que dependem da tipologia dos veículos de baixas emissões.

 

Tipologias de apoio do Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões

  1. Veículos ligeiros de passageiros: atribuição de um incentivo até ao limite máximo de 700 unidades, no valor de três mil euros, pela introdução de um veículo 100% elétrico novo;
  2. Veículos ligeiros de mercadorias: atribuição de um incentivo até ao limite máximo de 150 unidades, no valor de seis mil euros, pela introdução de um veículo 100% elétrico novo; (...)
Sugestões

Semana Europeia da Mobilidade
DICAS DE MOBILIDADE

Sabia que...

A poluição atmosférica, em grande parte da responsabilidade dos automóveis, é uma das principais causas de alergias e doenças respiratórias, como a asma e a bronquite?

Um passageiro que se desloque num automóvel emite 18 vezes mais CO2 do que um passageiro que utilize os transportes públicos?

Com pequenas alterações da sua rotina diária, poderá contribuir para uma mobilidade mais sustentável? Sempre que possível, use a bicicleta.

Nas cidades, 50% das viagens de carro são para percorrer distâncias com menos de 3 km?